O criptomercado está se tornando cada vez mais popular e isso significa que teremos diferentes tipos de mídias explorando o setor, incluindo os filmes de comédia, esse é o caso do Decrypted, um filme de comédia que conta como uma equipe da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) sequestra Satoshi Nakamoto para tentar destruir o mercado de criptomoedas. Alguns hackers não gostaram da ideia e tentaram censurar a visão criativa do diretor da obra.
Em entrevista para o Daily Mail o diretor Tom Sands, contou que ele, a equipe de produção da Substantial Films e o ator que interpretou Satoshi, Akie Kotabe, foram alvos de uma campanha com várias ameaças e mensagens nas redes sociais e no e-mail da companhia durante a produção do filme. O motivo? Alguns hackers apoiadores do Bitcoin queriam que o filme contasse a história de um jeito diferente.
“Receber essas mensagens meses depois de sermos forçados a pausar a produção por causa da Covid-19 me assustou. Eles ameaçaram fechar a produção a menos que nós contássemos a história de uma forma bem específica, o que é completamente absurdo, principalmente por que criamos um filme bem positivo com a comunidade de criptomoedas.”, disse Sands durante a entrevista.
Comédia
O ator americano Akie Kotabe, que interpretado Satoshi no filme disse ter ficado preocupado depois de receber várias mensagens em seu Instagram quando ele foi selecionado para interpretar o personagem.
“É melhor você torcer para eu gostar desse filme! É ilegal dizer o que eu vou fazer com todos vocês, mas eu acho que vocês entendem o que eu quero dizer.”, dizia uma das mensagens enviadas à Kotabe
Outra suposta mensagem enviada através do site oficial para a companhia dizia que os membros da comunidade fariam de tudo para “proteger a nossa marca.”
“Você não tem permissão para criar ou usar a imagem de Satoshi Nakamoto. Nós podemos ser silenciosos, mas nós estamos totalmente fora da cena e vamos fazer o que for necessário para proteger nossa marca.”
Como é de se imaginar é uma atitude bem diferente do que muitos esperam da comunidade de Bitcoin, com atitudes bem autoritárias.
Mas é bem possível que essa situação represente apenas um grupo bem pequeno dentro do criptomercado e apenas alguns fanáticos dentro do ecossistema e que não entenderam bem a ideia das criptomoedas.
O filme foi lançado este mês sem nenhuma mudança por conta das ameaças e está sendo bem recebido entre os fãs do Bitcoin.