Halving do bitcoin não está e nunca vai estar precificado, diz analista

Historicamente, o Bitcoin teve momentos de altas após o halving. No entanto, esses períodos demoravam para começar, as vezes tendo até momentos de queda logo após o evento e aumentando meses depois.

Siga no

O halving do Bitcoin aconteceu às 16:23 desta segunda-feira(11). Como sabemos, a recompensa por mineração de bloco do Bitcoin caiu pela metade, saindo de 12.5 BTC para 6.25.

O evento foi cheio de suspense, principalmente a discussão se o halving do Bitcoin já está precificado ou não!

No entanto, para Vijay Boyapati, um famoso comentarista do criptomercado e engenheiro de software na Peach Inc., essa discussão é muito mais complexa do que parece. Na verdade, o halving não está precificado e nem nunca vai estar, disse.

Em uma thread no Twitter, o analista explicou que o conceito de precificação não pode ser facilmente ligado ao Bitcoin, afinal, ele não é um ativo tradicional.

“Às vésperas do choque de oferta quadrienal do Bitcoin, as mentes pensantes estão pensando se o tão chamado ‘Halving do Bitcoin’ está precificado ou não. Nessa thread eu vou explicar que ele não está e nem pode ser precificado.”

 

Vijay explicou que o Bitcoin não é um ativo ou ação tradicional e não pode ser precificado usando “análises de fluxo de dinheiro ou então o seu uso na produção de outros produtos.”

A ideia por trás de “precificado” refere a informações que afetam o fluxo de dinheiro e que, de acordo com Boyapati, o Bitcoin não possui essa dinâmica. Ele, como muitos outros analistas e traders, acredita que o valor do Bitcoin é derivado apenas da demanda e nada mais.

Ele afirmou que:

“O que sabemos, no entanto, é que durante esse ciclo o Bitcoin vai alcançar algo próximo de uma significância geopolítica em termos monetários. O mundo vai estar de olho.”

Então, como o halving vai afetar o Bitcoin?

Halving do Bitcoin
Imagem: Marco Verch, Flickr

Vale lembrar que a opinião de Vijay não é absoluta, no criptomercado nenhuma é. Por isso, os que acreditam que o halving já está precificado não estão, necessariamente, errados.

Historicamente, o Bitcoin teve momentos de altas após o halving. No entanto, esses períodos demoravam para começar, as vezes tendo até momentos de queda nos preços logo após o evento e aumentando muito meses depois.

Alta do Bitcoin após halving em anos anteriores

O fato é que com a diminuição da recompensa por cada bloco minerado, várias mineradoras vão se tornar não-lucrativas e com isso terão que ser desligadas. Isso vai aumentar a pressão de venda e, de imediato, podemos esperar uma queda no preço da criptomoeda.

No entanto, estudos apontam para uma alta eventual e que esse período de crise na mineração é saudável para rede. Também vale lembrar que a rede do Bitcoin é programada para ajustar a dificuldade de mineração a cada 2016 blocos (cerca de 2 semanas) onde a rede volta a atrair mais mineradores.

Por enquanto, o interesse na moeda com o evento está aumentando, demonstrando, por enquanto, um aumento na demanda.

Por mais clichê que pareça, o futuro do Bitcoin ainda é um mistério. Mas analisando a história até aqui, há muitos para acreditar que ela vai se repetir novamente.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Fundador Mercado Livre

Fundador do Mercado Livre investe em corretora de criptomoedas

O fundador e CEO do Mercado Livre, Marcos Galperin, participou de uma rodada Série B de investimentos na fintech Ripio, que captou cerca de...

Meu pai viúvo de 68 anos está enviando bitcoins para uma mulher que conheceu...

As interações em redes sociais sempre devem ser realizadas com atenção, principalmente com desconhecidos. Um tipo de golpe bem comum são os emocionais, em...
Nicholas Nassim Taleb

Nassim Taleb sobre queda do Bitcoin: “Não é proteção contra nada”

Nassim Nicholas Taleb é um famoso economista e autor de livros como A Lógica do Cisne Negro, Antifrágil e Arriscando a Própria Pele. Taleb,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias