Halving do bitcoin não está e nunca vai estar precificado, diz analista

Historicamente, o Bitcoin teve momentos de altas após o halving. No entanto, esses períodos demoravam para começar, as vezes tendo até momentos de queda logo após o evento e aumentando meses depois.

Siga no

O halving do Bitcoin aconteceu às 16:23 desta segunda-feira(11). Como sabemos, a recompensa por mineração de bloco do Bitcoin caiu pela metade, saindo de 12.5 BTC para 6.25.

O evento foi cheio de suspense, principalmente a discussão se o halving do Bitcoin já está precificado ou não!

No entanto, para Vijay Boyapati, um famoso comentarista do criptomercado e engenheiro de software na Peach Inc., essa discussão é muito mais complexa do que parece. Na verdade, o halving não está precificado e nem nunca vai estar, disse.

Em uma thread no Twitter, o analista explicou que o conceito de precificação não pode ser facilmente ligado ao Bitcoin, afinal, ele não é um ativo tradicional.

“Às vésperas do choque de oferta quadrienal do Bitcoin, as mentes pensantes estão pensando se o tão chamado ‘Halving do Bitcoin’ está precificado ou não. Nessa thread eu vou explicar que ele não está e nem pode ser precificado.”

 

Vijay explicou que o Bitcoin não é um ativo ou ação tradicional e não pode ser precificado usando “análises de fluxo de dinheiro ou então o seu uso na produção de outros produtos.”

A ideia por trás de “precificado” refere a informações que afetam o fluxo de dinheiro e que, de acordo com Boyapati, o Bitcoin não possui essa dinâmica. Ele, como muitos outros analistas e traders, acredita que o valor do Bitcoin é derivado apenas da demanda e nada mais.

Ele afirmou que:

“O que sabemos, no entanto, é que durante esse ciclo o Bitcoin vai alcançar algo próximo de uma significância geopolítica em termos monetários. O mundo vai estar de olho.”

Então, como o halving vai afetar o Bitcoin?

Halving do Bitcoin
Imagem: Marco Verch, Flickr

Vale lembrar que a opinião de Vijay não é absoluta, no criptomercado nenhuma é. Por isso, os que acreditam que o halving já está precificado não estão, necessariamente, errados.

Historicamente, o Bitcoin teve momentos de altas após o halving. No entanto, esses períodos demoravam para começar, as vezes tendo até momentos de queda nos preços logo após o evento e aumentando muito meses depois.

Alta do Bitcoin após halving em anos anteriores

O fato é que com a diminuição da recompensa por cada bloco minerado, várias mineradoras vão se tornar não-lucrativas e com isso terão que ser desligadas. Isso vai aumentar a pressão de venda e, de imediato, podemos esperar uma queda no preço da criptomoeda.

No entanto, estudos apontam para uma alta eventual e que esse período de crise na mineração é saudável para rede. Também vale lembrar que a rede do Bitcoin é programada para ajustar a dificuldade de mineração a cada 2016 blocos (cerca de 2 semanas) onde a rede volta a atrair mais mineradores.

Por enquanto, o interesse na moeda com o evento está aumentando, demonstrando, por enquanto, um aumento na demanda.

Por mais clichê que pareça, o futuro do Bitcoin ainda é um mistério. Mas analisando a história até aqui, há muitos para acreditar que ela vai se repetir novamente.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
IRS. Imagem: Youtube

Receita Federal dos EUA fecha cerco contra investidores em criptomoedas

A Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) está intensificando esforços para detectar fraudes e evasão fiscal com criptomoedas. A agência tributária lançou um programa...

Banco Central da França considera XRP como base para o euro digital

De acordo com um relatório da CPA Australia, o Banco Central da França está considerando a XRP como uma possível plataforma para o euro...

Magnata norueguês do petróleo investe R$ 331 milhões em Bitcoin

Kjell Inge Rokke, um bilionário norueguês e magnata do petróleo publicou um comunicado fortemente a favor do Bitcoin, apostando na criptomoeda como a melhor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Banco Central da França considera XRP como base para o euro digital

De acordo com um relatório da CPA Australia, o Banco Central da França está considerando a XRP como uma possível plataforma para o euro...

Magnata norueguês do petróleo investe R$ 331 milhões em Bitcoin

Kjell Inge Rokke, um bilionário norueguês e magnata do petróleo publicou um comunicado fortemente a favor do Bitcoin, apostando na criptomoeda como a melhor...

Bitcoin volta a subir após EUA aprovar pacote de estimulo de US $ 1,9 trilhão

Depois de vários dias em queda, o Bitcoin voltou a ser negociado acima de US $ 50 mil neste domingo (7). A moeda digital...

Cardano e proteção de animais silvestres

Como holder da Cardano, você provavelmente está interessado em delegar suas ADAs a uma pool pra receber uma renda passiva. Resumindo, você está interessado em...

Empresa chinesa de capital aberto compra Bitcoin e Ethereum

A Meitu, uma empresa chinesa de capital aberto com valor de mercado de US $ 12 bilhões, comprou US $ 40 milhões em Bitcoin...