Andar para ganhar criptomoeda? Stepn derrete 56% e acende alerta

Principal token de dApp de "Move to Earn" passa por momento delicado de mercado.

Homem cansado em caminhada stepn e token de caminhadas
Homem cansado em caminhada

O token de remuneração do Stepn, principal aplicativo de “Move To Earn” criado na rede Solana, derreteu 56% em poucas horas, após uma pressão de venda em uma corretora. A situação mostra que, assim como os games NFTs, as caminhadas para se obter rendimentos enfrentam um duro momento.

De fato as criptomoedas apresentaram várias soluções nos últimos anos que pareciam ser bastante promissoras. Uma delas, os games com sistemas de tokens e NFTs, chamaram atenção para uma possibilidade de se divertir e ganhar dinheiro em simultâneo.

Na prática, a falta de transparência dos criadores desses sistemas, que falharam em provar de onde vinha o dinheiro que remunerava os jogadores, acabou mostrando que as primeiras versões de jogos se basearam em sistemas de pirâmides financeiras, em que os novos investidores pagavam os mais antigos.

Infelizmente para muitos que investiram todo seu dinheiro, agora a bola da vez é o colapso das caminhas remuneradas.

Principal token de remuneração do Stepn derrete 56% na Uniswap e liga alerta

Imagine você que queria fazer um exercício físico e não tinha incentivos para a prática, ver que poderia caminhar pelas ruas e ganhar dinheiro com isso. Seria uma boa correto?

E é justamente esse o problema que os aplicativos supostamente descentralizados tentaram resolver, ao criar uma categoria na Web3 chamada “Mova para Ganhar”.

O principal aplicativo a ganhar notoriedade nesse setor acabou sendo o Stepn, que reúne mais de 640 mil seguidores só pelo Twitter. Ou seja, muitas pessoas se interessaram pela proposta em todo o mundo, comprando tênis NFTs para começar a praticar seus exercícios físicos.

Após uma alta meteórica nesse ecossistema, a crise no mercado de criptomoedas parece ter afetado também os atletas, que já não se mostram mais tão empolgados com a novidade.

O principal token do ecossistema Stepn (GMT) passa por uma queda de 73% desde a alta histórica em abril de 2022, valendo hoje apenas US$ 1,07.

Mas os investidores que caminham para supostamente ganhar são remunerados é com o token Green Satoshi Token (GST), este que já perdeu 99% de seu valor desde sua maior alta, ocorrida no mesmo período que do GMT.

Nas últimas 24 horas, contudo, a queda foi ainda mais acentuada, pois, de acordo com a PeckShield, o GST derreteu na corretora Uniswap, uma queda de 56% em poucas horas.

O caso mostra uma crise no preço do projeto que há poucos meses estava sendo divulgado em vários lugares como o futuro da Web3.

Outros projetos “Move to Earn” passam por situação complicada

Também criado na rede Solana, outro projeto que chamou atenção na categoria Move to Earn é o Genopets (GENE), que desde a alta histórica em novembro de 2021, perde 77% de valor em comparação com o Dólar.

Esse e muitos outros passam por situação complicada, visto que a cada passo dado e token ganho por investidores, o valor é cada vez menor. Não está claro se essa primeira geração sobreviverá ao inverno cripto, mas mostra que assim como os jogos NFTs, o Move to Earn ainda não passa de uma promessa da Web3.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias