Provavelmente a história mais conhecida do mundo do Bitcoin foi a compra de duas pizzas por 10.000 bitcoins em 2010 por Laszlo. Já a segunda é a do britânico James Howells que acidentalmente perdeu acesso a 7.500 bitcoins ao jogar seu disco rígido (HD) no lixo em 2013.
Desde então Howells vem tentando recuperar este HD que contém bilhões de reais em Bitcoin. A sua caçada intensificou-se novamente neste mês após Howells contratar especialistas da NASA para auxiliá-lo, como reportado pelo The Sun.
Este montante havia sido minerado desde 2009, ano de lançamento do BTC. mostrando a sua paixão pelo Bitcoin. Apesar disso, Howells não havia feito backup de suas chaves privadas para outro local, sendo ele a sua única forma de acesso a estes 7.500 BTC.
Fortuna jogada no lixo
Hoje os 7.500 bitcoins de Howells estão avaliados em mais de 2 bilhões de reais, tendo valorizado cerca de 1.000 vezes em relação ao Real, quando comparado a data do ocorrido, em meados 2013. Na verdade, já era uma boa quantia naquela época, mais de 2 milhões de reais.
Após oito anos, os problemas de Howells só aumentam, visto que o seu HD pode estar parcialmente ou totalmente danificado devido as condições do ambiente. Por conta disso, ele chegou a contratar uma empresa ligada a NASA para saber a possibilidade de recuperação dos dados, caso o HD seja encontrado.
“Eu falei com especialistas em recuperação de dados que trabalharam com a NASA no desastre do ônibus espacial Columbia. Eles foram capazes de se recuperar de um ônibus espacial que explodiu e eles não parecem pensar que estar em um aterro sanitário será um problema.”
Além disso, Howells, que viu o BTC passar por três grandes ciclos de alta, também está confiante que seu preço continue subindo, colocando ainda mais pressão para recuperar as suas chaves privadas.
“A avaliação atual é de £342 milhões, mas há cerca de uma semana estava em seu pico de £420 milhões. Isso é muito Bitcoin jogado no chão e não tenho dúvidas de que no próximo ano [essa quantia] vai valer £550 milhões, £600 milhões ou mesmo £700 milhões.”
Nem todos querem ajudar
Segundo Howells, membros do conselho da cidade de Newport, localizado no País de Gales onde o HD está localizado, não estão interessados em ajudá-lo nesta busca devido aos custos da operação e outras questões ambientais.
Buscando permissão para escavar o local desde 2014, o britânico já ofereceu boa parte de seus bitcoins, caso consiga encontrá-lo. Do mesmo modo, as conversas com a Ontrack são mais uma tentativa para pressionar esta decisão, visto que há boas chances do conteúdo do HD ser recuperável, caso encontrado.
Por fim, o que podemos retirar desta história é a necessidade de boas práticas de segurança, realizando backups de suas chaves privadas para outros locais seguros, de preferência offline.