Com a situação atual da Rússia, houve uma saída de várias empresas ocidentais ou o fim de atividades no território do país de várias empresas. A ideia é isolar o país para pressionar o governo a negociar a paz com a Ucrânia e cessar a guerra. Com essa saída alguns itens oferecidos por essas empresas estão começando a valorizar consideravelmente.
A IKEA, uma famosa loja de móveis com lojas em todo o mundo, conhecida por oferecer muitas opções de móveis populares, foi uma das que saíram do país e alguns de seus itens começaram a sofrer um aumento de preço, com valores chegando até a casa de 1 bitcoin.
Na cidade de Tchita, na Rússia, um morador colocou a venda um bicho de pelúcia de um tubarão, conhecido como IKEA Shark, descontinuado há um tempo. O morador colocou a venda o bicho de pelúcia com o preço de 1 bitcoin, ou cerca 5,5 milhões de rublos.
No anúncio da venda ele escreveu “IKEA Shark por 1 bitcoin. Capaz de conquistar o coração de crianças e adultos.”. De acordo com notícias locais.
Em outros sites de vendas e compras é possível encontrar o mesmo bicho de pelúcia por valores bem mais baixos, cerca de 900 mil a 1 milhão de rublos, cerca de R$ 41 mil, um valor altíssimo para um simples bicho de pelúcia.
Segundo as informações da região, a tendência de venda desses brinquedos em todo o país surgiu depois que a rede IKEA anunciou o fechamento de suas lojas na Rússia. Os preços iniciais em muitas regiões começam em 100 mil rublos e terminam com valores muito maiores, chegando na casa dos milhões.
Ao que tudo indica, pela natureza não-essencial do objetivo, o aumento de preço pode ser especulação de colecionadores pretendendo ganhar com o aumento da escassez desses bichos de pelúcia no mercado.
A Rússia vem sofrendo com uma forte inflação desde o começo da invasão na Ucrânia e as sanções impostas por outros países. Com isso, esse tipo de preço alto não afetará apenas bichos de pelúcia, mas também itens essenciais em um futuro bem próximo.