Apple e Google são questionadas sobre falsos apps de criptomoedas em suas lojas

Enquanto Apple e Google insistem em listar aplicativos falsos, que inclusive levam nomes e logos de marcas consagradas, os usuários acabam precisando tomar cuidados extras na hora de fazer o download de carteiras e outros serviços.

Celulares com lojas de aplicativos da Apple e do Google.
Celulares com lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Com o crescimento da adoção das criptomoedas, golpes estão surgindo na mesma proporção. Com isso, o senador americano Sherrod Brown pediu, nesta quinta-feira (28), que tanto o Google quanto a Apple mostrem quais medidas estão tomando para conter o avanço de apps falsos em suas lojas.

O comunicado de Brown acontece poucos dias após o FBI relatar que investidores já perderam 42,7 milhões de dólares (R$ 222 mi) em tais golpes.

Além disso, vale destacar que um grupo de investidores chegou a processar a Apple no final do ano passado após uma carteira falsa, encontrada na sua loja de aplicativos, sumir com seus investimentos na criptomoeda Ripple (XRP).

Senador envia carta ao Google e à Apple, mostrando preocupação sobre aplicativos falsos

Carteiras, ferramentas, exchanges e outras plataformas de investimento, todas estão sofrendo com aplicativos falsos que usam seus nomes e marcas ilegalmente para roubar as criptomoedas dos mais desatentos.

No total, tais vítimas já perderam pelo menos 42,7 milhões de dólares com apps falsos. Dado isso, o senador americano Sherrod Brown enviou uma carta para a Apple e para o Google, questionando as medidas de seguranças de ambas empresas.

“É imperativo que as lojas de aplicativos tenham proteções adequadas para evitar golpes de aplicativos móveis.”

Em ambas as cartas, o senador então pede para que as empresas descrevam como é realizado o processo de aprovação dos aplicativos. Ou seja, como elas determinam se um app é de fato confiável e seguro.

Seguindo, também questiona a frequência em que tais aplicativos são monitorados após a listagem em suas lojas. Bem como pede quais são os processos da Apple e a Google em relação a denúncias posteriores.

Até o momento, nenhuma das duas empresas respondeu publicamente às cartas do senador.

Como se proteger de aplicativos falsos

Enquanto Apple e Google insistem em listar aplicativos falsos, que inclusive levam nomes e logos de marcas consagradas, os usuários acabam precisando tomar cuidados extras na hora de fazer o download de carteiras e outros serviços.

Uma dica é acessar o próprio site do serviço em que você está tentando acessar, buscando se tal empresa realmente possui um app móvel. Outro ponto é nunca confiar em anúncios de tais lojas, afinal, esta é uma das principais brechas aproveitadas pelos golpistas.

Por fim, espera-se que tanto a Apple quanto o Google melhorem suas práticas de listagem, oferecendo maior segurança aos usuários, sem estes precisarem fazer uma espécie de investigação policial antes de baixar um aplicativo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias