Arbitragem de criptomoedas com machine learning será tema de palestra na UFRRJ

Empreendedor no mercado de criação de algoritmos fará apresentação para DA de Matemática da UFRRJ.

Siga no
Machine learning aprendizado de máquinas em criptomoedas
Machine learning = aprendizado de máquina

O Diretório Acadêmico do curso de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) promove na próxima semana a palestra “Arbitragem de criptomoedas com Machine Learning”.

A palestra será a primeira na universidade a trabalhar os conceitos de matemática aplicada e computacional. Para fãs das criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, a palestra pode ser uma fonte de aprendizado.

Com inscrições gratuitas, poderão participar discentes, docentes e a comunidade geral. A transmissão será feita pelo Youtube.

Palestra na UFRRJ terá arbitragem de criptomoedas associada à machine learning

A tecnologia machine learning consiste em usar, consumir e fornecer uma base de dados históricos para algoritmos de um computador. Assim, é possível criar algoritmos que buscam prever os próximos dados que serão inseridos em um sistema.

O aprendizado de máquina é uma das principais aplicações hoje, principalmente em um mundo com muitos dados a serem processados. Essa inovação é uma das principais na inteligência artificial e big data.

Já a arbitragem de criptomoedas, que é uma negociação em várias bolsas de criptomoedas, conhecidas como corretoras, é comum entre traders. Ao buscar comprar mais barato em uma corretora, para rapidamente vender mais caro em outra, o mercado de criptomoedas possuí muitas facilidades neste processo.

Esses dois conceitos, estranhos para muitas pessoas, serão combinados em uma palestra na UFRRJ. Considerada uma das mais importantes universidades do Brasil, o evento é promovido pelo Diretório Acadêmico de Matemática.

“Caros discentes, no dia 29 de março haverá a primeira palestra envolvendo a Matemática Aplicada e Computacional. O tema é “Machine Learning aplicada à arbitragem de criptomoedas”, que vai contar com a ilustre presença do Magno Silva, fundador e CEO da Scientia, startup de desenvolvimento de AIs que tem como o foco o mercado internacional. Tal palestra poderá ser assistida por todos os alunos.”, foi comunicado entre alunos da UFRRJ.

As inscrições já estão abertas para interessados no evento.

Palestrante trabalha com desenvolvimento de algoritmos de machine learning e acompanha moedas digitais

O palestrante será Magno Silva, fundador da startup Scientia, que trabalha com a criação de algoritmos de inteligência artificial.

Em conversa com o Livecoins, Magno afirmou que já trabalha com esse projeto de machine learning para arbitragem de criptomoedas há alguns meses.

“Por um lado estou trabalhando nesse projeto há alguns meses e recentemente fiz a entrega da primeira versão e coincidentemente o coordenador do departamento de matemática aplicada lá da UFRRJ me convidou novamente para dar uma palestra la e eu achei que falar desse projeto seria interessante.”, afirmou Magno ao Livecoins.

Em sua aplicação de arbitragem, Magno explora a criação de um algoritmo que permita a investidores a exposição a várias criptomoedas. De acordo com Magno, um investidor não pode ter apenas Bitcoin em um portfólio hoje.

“Eu acredito em diversificação de portfolio e acho que qualquer investidor sério deveria ter diferentes criptomoedas no seu portfolio, não só Bitcoin. É claro que como qualquer ativo financeiro elas podem estar sujeitas a variações e bolhas, mas mesmo assim não deveriam ser descartadas como uma opção de investimento.”, afirmou o especialista em machine learning.

Palestra deverá apresentar os riscos de aplicações com machine learning

Várias empresas já surgiram no mercado de criptomoedas com a promessa de lucros com arbitragem. Ao longo do tempo, muitas se provaram fraudes, sendo que muitas pirâmides financeiras usaram essa narrativa para oferecer rendimentos garantidos.

Segundo Magno, apesar do mercado de criptomoedas estar cheio de bots de arbitragem, muitos não têm base na matemática. Em sua palestra, Magno deverá expor os riscos desse mercado,

“Existem muitos bots de arbitragem de criptomoedas no mercado, mas até aonde nós avaliamos é difícil encontrar bots que tenham alguma fundamentação matemática para guiar quando e quanto explorar a oportunidade de arbitragem. A Scientia, startup de desenvolvimento de IAs customizadas que eu fundei, foi convidada para ajudar a dar mais Inteligência a um bot de arbitragem que estava sendo desenvolvido e a palestra em si, falará sobre isso tendo uma pegada bem técnica, tentando:

1) traduzir o problema e suas nuances numa formulação matemática rigorosa;

2) discutir diferentes técnicas de solução;

3) discutir diferentes maneiras de se tratar especificamente do risco.”, finalizou Magno.

O evento é gratuito e promete ajudar os interessados em criar aplicações de arbitragem de criptomoedas com machine learning a compreender mais sobre o mercado.

Em 2018, uma aplicação com machine learning, desenvolvida pelo MIT, buscava prever pumps e dumps de criptomoedas, antes que acontecessem. Ou seja, havia a proposta de identificar golpes no mercado, facilitando sua identificação e prevenção com a tecnologia.

*Correção: O evento está sendo promovido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e não Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como previamente informado.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin e bandeira da China

China quer criar imposto sobre Bitcoin e coloca em dúvida banimento

O governo da China planeja criar um imposto para corretoras de Bitcoin que operam no país, colocando em dúvida o banimento de transações de...
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias