As denominações das frações de ether

O ether, a criptomoeda do Ethereum, recebeu nomes especiais para suas frações, em referência às grandes personalidades da computação.

Siga no
Denominações das frações de Ether
Imagem: blog.ethereum.org

A história das frações do ether e as denominações das mesmas remetem à história da computação. Conheça a seguir todos os segredos que circulam sobre essa história.

O que é ether?

Ethereum é usualmente descrito como um “computador global” (world computer), na qual programas chamados smartcontracts (contratos inteligentes) e DApps (Aplicativos Descentralizados) são executados. Ether (eth) é a criptomoeda utilizada na plataforma Ethereum para o pagamento de todo o processamento computacional da plataforma, de tal forma que ether é o combustível da rede.

As denominações das frações de ether (eth)

O ether recebeu denominações especiais para determinadas frações de sua unidade, os quais homenageiam personalidades da computação e da criptoeconomia. Dessa maneira, é possível se referenciar a 0.000001 eth como um szabo, por exemplo.

Assim como no bitcoin a menor unidade possível é chamada de satoshi, em referência ao seu criador, a menor unidade do ether é chamada de wei, em homenagem a Wei Dai. Na tabela abaixo são listadas todas as denominações para as frações de ether e a personalidade homenageada.

Fonte: Ethereum github
Unidade (Denominação) Personalidade Homenageada Valor em Wei
Valor em Ether (eth)
wei Wei Dai 1 wei 1000000000000000000
Kwei (babbage) Charles Babbage 13 wei 1000000000000000
Mwei (lovelace) Ada Lovelace 16 wei 1000000000000
Gwei (shannon) Claude Shannon 19 wei 1000000000
microether (szabo) Nick Szabo 112 wei 1000000
milliether (finney) Harold Finney 115 wei 1000
ether 118 wei 1
Kether (einstein) Albert Einstein 121 wei 0.001
Mether
124 wei 0.000001
Gether
127 wei 0.000000001
Tether
130 wei 0.000000000001

Wei Dai

Wei Dai é um engenheiro de computação, desenvolveu a criptomoeda b-money em 1998. A criptomoeda b-money é citada ao longo do whitepaper do Bitcoin, escrito por Satoshi Nakamoto. Wei Dai também trabalhou com criptografia na Microsoft.

Charles Babbage

Charles Babbage foi um inventor, cientista, matemático e engenheiro inglês, que junto à Condessa Ada Lovelace desenvolveu o conceito de computador programável, ainda no século XIX. A máquina analítica idealizada por Charles Babbage foi manufatura apenas após a sua morte, quando os avanços tecnológicos permitiram.

Ada Lovelace

A Condessa Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa que viveu durante o século XIX. Escreveu um algorítimo para a máquina analítica de Charles Babbage ainda no século XIX, sendo considerada, portanto, a primeira programadora da história. A linguagem de programação Ada leva esse nome em sua homenagem, assim como a criptomoeda Ada, da plataforma Cardano.

Máquina analítica proposta por Babbage, pioneiro da computação.
A máquina analítica proposta por Babbage. Fonte: Wikipedia

Condessa Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.
Condessa Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.

Claude Shannon

Shannon foi um matemático, engenheiro eletrônico e criptógrafo. É conhecido como “o pai da teoria da informação. Foi precursor de conceitos básicos de criptografia que são hoje utilizados nas criptomoedas.

Nick Szabo

Nick Szabo é um cientista da computação e jurista. Cunhou o termo contratos inteligentes (smartcontracts) em 1996. Contratos inteligentes se tornaram uma questão central na plataforma Ethereum, de tal forma que o trabalho de Szabo foi de grande importância para a plataforma. Szabo também propôs uma criptomoeda, que nunca foi criada, chamada bit gold, a qual é considerada um precursor do Bitcoin.

Harold Finney

Mais popularmente conhecido como Hal Finney, foi um programador na PGP Corporation. Participou das primeiras discussões sobre o Bitcoin com Satoshi Nakamoto, decerto foi um dos primeiros e principais apoiadores. Foi o destinatário da primeira transação de bitcoins em janeiro de 2009, tendo recebido 10 bitcoins do próprio Satoshi.

Albert Einstein

Por fim, Albert Einstein, que é certamente o nome mais famoso da lista. É o pai da Teoria de Relatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de física em 1921. O nome de Einstein não aparece no whitepaper do Ethereum, sendo a homenagem adicionada apenas em versões posteriores.

Leia mais sobre:
Marcello
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).
Bug do Pix

Golpe “bug do Pix dobrado” se espalha pelo Whatsapp

As tentativas de aplicar golpes existem desde que o dinheiro nasceu (até mesmo antes), e não seria diferente na era digital. Muito além das...
ATM de bitcoin roubado

Criminosos roubam caixa eletrônico de Bitcoin em posto de gasolina

Criminosos roubaram um caixa eletrônico de Bitcoin (ATM) em um posto de gasolina no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com um...
Tori Maddison Preiss, Kaori Celine Nakase

Milionário do Bitcoin dá Lamborghini à namorada, mas ela terá que devolver

Uma influenciadora digital muito conhecida na Austrália e uma garçonete poderão perder carros de luxo e milhares de dólares. A Comissão de Crimes e...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Criminosos roubam caixa eletrônico de Bitcoin em posto de gasolina

Criminosos roubaram um caixa eletrônico de Bitcoin (ATM) em um posto de gasolina no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com um...

Milionário do Bitcoin dá Lamborghini à namorada, mas ela terá que devolver

Uma influenciadora digital muito conhecida na Austrália e uma garçonete poderão perder carros de luxo e milhares de dólares. A Comissão de Crimes e...

Corretora anuncia encerramento após ataque hacker

A corretora de criptomoedas Livecoin, com sede na Rússia, anunciou o encerramento de suas atividades a partir do dia 17 de março de 2021....

CPQD abre vaga de emprego para programador blockchain

Muitas pessoas buscam neste início de ano uma oportunidade de trabalho. Com o mercado de criptomoedas aquecido, várias oportunidades estão surgindo no setor. O...

Obra de arte com 250 bitcoins vendida em 2019 hoje vale R$ 42 milhões.

Em 2019, o argentino Alberto Echegaray Guevara vendeu uma obra de arte com 250 bitcoins. A obra foi apresentada na Bienal de Veneza 2019...