A primeira plataforma de blockchain multicamadas desenvolvida para modernizar o setor esportivo começou a bater recordes.
A Atleta lançou sua rede de testes “Olympia” há apenas dois meses e já conta com mais de 200.000 usuários da Web3. De humildes 250.000 transações realizadas nos primeiros dois dias para impressionantes 3.000.000 dois meses depois, essa rede está acelerando rapidamente sua presença.
O Atleta é uma plataforma de blockchain de camada 1 modular e compatível com EVM, projetada especificamente para as necessidades exclusivas do setor esportivo.
Desde o início de 2023, cerca de mil desenvolvedores da Web3 trabalharam globalmente para criar a primeira rede de blockchain para gerenciamento de dados esportivos, operações financeiras e implantação de dApps (aplicativos descentralizados) esportivos.
Criado com base no substrato do kit de desenvolvimento de software (SDK) Polkadot, o blockchain Atleta tem uma arquitetura exclusiva que combina quatro elementos principais: parachains, XCM+, interoperabilidade entre cadeias e NPoS. A rede permitirá que as organizações esportivas:
- Aprimorem o gerenciamento de dados, tornando o armazenamento de dados transparente e seguro no registro distribuído do Atleta;
- Criem aplicativos descentralizados personalizados, executando-os na camada de execução de dApps da rede;
- Emitir tokens de torcedores, proporcionando-lhes direitos de voto e experiências exclusivas para os titulares;
- Facilitar as operações financeiras, reduzindo as taxas de transação e diversificando os fundos;
- Criar novas formas de monetização, vendendo produtos digitais e memorabilia no mercado NFT da plataforma.
Os usuários individuais, por sua vez, irão aproveitar o Atleta para:
- Negociar itens esportivos digitais no mercado;
- Manter ativos como criptografia, NFTs, etc. na carteira nativa;
- Usar o ecossistema DeFi do Atleta para transações de criptografia, troca, empréstimo, etc;
- Participar de ligas de fantasia esportiva;
- Desenvolver dApps e implantá-los na rede;
- Envolver-se diretamente com estrelas do esporte, apoiando-as e recebendo recompensas em troca;
- Votar nas decisões tomadas por seu time ou atleta favorito.
Como participar da rede de testes do Atleta
Qualquer pessoa pode participar do Atleta Olympia Testnet acessando o painel oficial disponível aqui.
Os usuários da rede de teste acumulam pontos de XP por usar diferentes funções da rede de teste (por exemplo, apostas ATLA, votação etc.), que são apresentadas como tarefas recorrentes com determinados valores de XP. Todos os usuários recebem tarefas diárias e semanais atualizadas a cada 24 horas.
O número de pontos de XP determina a posição dos usuários na tabela de classificação, onde os participantes mais ativos receberão recompensas após o período de testes do Olympia.
Além disso, os testadores podem convidar outros colaboradores e serem recompensados com metade dos pontos XP que seus indicados obtiverem na rede. Os 100.000 entusiastas da Web3 registrados na rede de testes Atleta desde o início aproveitaram a oportunidade para aumentar suas chances de obter as maiores recompensas com a Whitelist NFT.
Para aproveitar as funcionalidades da rede e pagar as taxas de transação, os usuários da rede de teste precisam de tokens ATLA, que podem ser reivindicados na torneira da rede.
Ela dá aos usuários moedas ATLA uma vez por dia e recompensa os requerentes com pontos XP adicionais, já que a torneira é parte integrante da versão beta do Atleta. De acordo com o Blockchain Explorer da rede, mais de 1000 usuários fazem, em média, 75.000 transações de ATLA diariamente. Até o momento, o número total de transações ultrapassou 3 milhões.
Sob o capô da rede de teste Atleta
No momento, os colaboradores da testnet podem experimentar os seguintes produtos da Rede Atleta:
Explorer: A ferramenta que permite aos usuários visualizar dados de transações em tempo real e históricos, blocos, endereços e outras métricas de blockchain relevantes.
Governança: Uma interface de tomada de decisões orientada pela comunidade que capacita o detentor mais proativo de $ATLA a propor e votar em mudanças na rede. Durante a recente atualização “Olympia”, a interface de governança foi complementada com as seções de proposta de referendo, proposta de tesouraria e postagem de discussão.
Mecanismos de piquetagem: Os usuários podem fazer staking de seus tokens ATLA da testnet e contribuir para a estabilidade e a segurança da cadeia verificando as transações.
Ponte: O aplicativo garante a interoperabilidade da cadeia de blocos e transferências contínuas de ativos criptográficos entre diferentes redes. O testnet pode representar vários ativos de criptografia compatíveis com EVM e vice-versa. Os ativos do Atleta podem ser representados em qualquer outra cadeia EVM.
Câmbio descentralizado (DEX): A troca descentralizada da rede permite que os usuários troquem tokens e forneçam liquidez sem limitações. A rede de teste oferece suporte às seguintes moedas a serem trocadas na DEX: Tether (USDT), USD coin (USDC), Ether (ETH) e Atleta (ATLA).
Em julho, a equipe da Atleta anunciou um programa de embaixadores com um prêmio total de US$ 150.000 para acelerar o crescimento da comunidade e o alcance muito além do campo. A rede irá recrutar influenciadores apaixonados para disseminar a conscientização e o entusiasmo por meio da mídia social e da criação de conteúdo. Os embaixadores serão recompensados de acordo com seu nível e impacto na rede de testes da rede.
Além disso, a Atleta lançou um programa de prêmios para desenvolvedores e equipes talentosas que possam enriquecer a rede com novos produtos. A equipe de desenvolvimento da rede pagará até US$ 50.000 em tokens da Atleta a qualquer desenvolvedor ou equipe que faça uma contribuição relevante para a criação de dApps esportivos, ferramentas DeFi, infraestrutura de rede e outras soluções relevantes para a rede.
Posteriormente, durante o período da rede de teste, os primeiros usuários poderão explorar o mercado NFT para negociar tokens não fungíveis (NFTs) relacionados ao futebol e o protocolo de empréstimo que oferece suporte a empréstimos, empréstimos e gerenciamento de portfólio de criptografia na cadeia usando o Atleta Native Assets.
Em breve, a equipe da rede lançará a rede principal da rede e conduzirá o evento de geração de token de moeda ATLA (TGE).
A Atleta Network é o coração do Blockchain Sports Ecosystem, que incorpora análise de IA, sensores de rastreamento de desempenho, tecnologias de VR e blockchain para aprimorar as operações esportivas, gerar melhores resultados e oferecer oportunidades para jovens talentos em todo o mundo.
O projeto já investiu 10 milhões de dólares em três academias de futebol estabelecidas em três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Acopiara e Sobral. A empresa conduziu uma competição de futebol “Tempo de Futebol” para adolescentes de 14 a 17 anos, selecionando mais de 400 jovens jogadores promissores de todo o Brasil. No momento, eles treinam sob a orientação de técnicos profissionais com tecnologias avançadas de rastreamento de desempenho (GPEXE) e análise usadas nos principais clubes da Série A e nas equipes nacionais da Itália, Malta, Jordânia e Moldávia.
Ecossistema da Blockchain Sports
O Blockchain Sports é o primeiro ecossistema internacional que está construindo o futuro dos esportes, combinando tecnologias avançadas de rastreamento de desempenho, IA, VR e blockchain.
O projeto Blockchain Sports Football faz parte do ecossistema. Em três academias de futebol localizadas no Brasil, mais de 400 jogadores de futebol adolescentes de famílias de baixa renda estão aprimorando suas habilidades no futebol. Sob a orientação de treinadores profissionais e o controle de novas tecnologias, esses jogadores promissores estão treinando para se tornarem os melhores jogadores de futebol do mundo dentro de alguns anos.
A Atleta Network é uma plataforma de blockchain L1 descentralizada com armazenamento de dados que torna o setor esportivo mais seguro, eficiente e aberto. Ela oferece transparência nas interações entre as organizações esportivas e os usuários, proporcionando a ambos apoio financeiro adicional. As organizações esportivas podem usá-la para desenvolver contratos inteligentes e aplicativos descentralizados relacionados a esportes, emitir tokens e aprimorar as operações financeiras com alta transparência. Os usuários podem se envolver com suas equipes esportivas favoritas por meio de contratos inteligentes e apoiar os jogadores diretamente.
Saiba como usar a rede no whitepaper do Atleta.
A sede da holding internacional está localizada nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Os escritórios oficiais de representação estão localizados no Brasil, na Alemanha e no Chipre. O plano do projeto para o futuro próximo inclui o desenvolvimento de um serviço personalizado de observação de atletas e a implantação da rede de testes de blockchain.
Participe do movimento
Acesse https://atleta.network/ para saber mais sobre a rede Atleta, seus recursos, roteiro e condições da whitelist.
Fique atento às últimas notícias e atualizações sobre o X: https://twitter.com/Atleta_Network