Atomic Swap entre Bitcoin e Monero avança

Desenvolvedor afirma que sua pesquisa está concluída!

A comunidade descentralizada envolvida com as criptomoedas está de olho em uma novidade importante no desenvolvimento dessa tecnologia. Isso porque, um desenvolvedor anônimo afirmou que sua pesquisa para conduzir atomic swap entre o Bitcoin e Monero estaria concluída.

Há alguns meses a comunidade da criptomoeda Monero (XMR) acompanhava o assunto de perto. Para realizar a troca de uma criptomoeda por outra, alguns usuários buscam vendedores P2P (Peer-to-Peer).

Outros buscam as famosas corretoras de criptomoedas, que são pontos de encontro entre compradores e vendedores. Uma importante inovação vista nesse mercado certamente foram as corretoras descentralizadas, também chamadas de DEX. O atomic swap, entretanto, é mais inovador ainda, eliminando totalmente intermediários em trocas.

Comunidade se anima com possibilidade de atomic swap entre Bitcoin e Monero

A tecnologia das criptomoedas tem mudado mundo das finanças de várias formas, trazendo elementos interessantes. Um conceito importante desse mercado é o da descentralização com consequente eliminação de intermediários.

Inclusive, quando se pensa em comprar Bitcoin, alguns usuários buscam eliminar intermediários. A maior parte dessas trocas funcionam fora da rede (offchain), pois, não necessitam de transferências nas redes, sendo na maior parte das vezes realizadas em corretoras.

Alguns desenvolvedores de tecnologias blockchain, contudo, trabalharam no conceito de realizar trocas entre criptomoedas utilizando a própria rede. Esse conceito, até então surreal para alguns, foi colocado em prática pela equipe de desenvolvedores da criptomoeda Decred, que implementou com sucesso o Atomic Swap em sua rede.

Desde 2018, por exemplo, um usuário da Decred consegue trocar suas moedas por Bitcoin utilizando apenas a rede. Dessa forma não é necessário o uso de corretoras e nem grande parte dos intermediários que podem atuar em uma compra. Atualmente, é possível trocar Decred por 9 criptomoedas diferentes com atomic swap, sem utilizar corretoras.

Nos últimos anos o desenvolvedor anônimo “h4sh3d” começou sua pesquisa com a Monero. Com a missão de conduzir um processo de Atomic Swap entre o Bitcoin e Monero, h4sh3d pediu ajuda da comunidade em maio, para que essa patrocinasse sua pesquisa com 18 XMR (R$ 8300 de acordo com o preço da Monero hoje). Após três meses, o desenvolvedor apresentou seu trabalho.

Criamos o primeiro protocolo (pelo que sabemos) para realizar atomic swap entre bitcoin e monero

Programador afirmou que processo foi cheio de desafios, mas pode ter chegado a um resultado satisfatório

Em uma postagem no Reddit, h4sh3d afirmou que realizar o atomic swap entre o Bitcoin e Monero não foi uma tarefa fácil. Como as criptomoedas não compartilham uma tecnologia semelhante, foi necessária uma extensa pesquisa, que teria demorado 3 anos e meio.

Mesmo assim, o desenvolvedor da Monero deixou claro que no momento, a aplicação estará disponível na rede de testes. Para garantir a implementação da rede principal da Monero, será necessário conduzir mais testes para garantir a segurança dessas transações. Apesar disso, os resultados são satisfatórios até aqui.

A Monero é uma criptomoeda privada, ou seja, transações realizadas com essa criptomoeda são difíceis de serem rastreadas. Por esse motivo, muitas corretoras deixam de listar essa moeda virtual, com medo de pressões regulatórias. No Japão, por exemplo, onde o Bitcoin é reconhecido como uma moeda, a Monero é proibida.

Para a comunidade fã dessa criptomoeda privada, a possibilidade de realizar atomic swap com o Bitcoin, mantendo sua privacidade, seria um sonho. Ao que parece, os avanços continuarão em busca dessa implementação.

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias