“Autoridades precisam acordar antes que seja tarde demais”, diz ex-chefe do FMI sobre criptomoedas

Durante a coluna em que Rogoff publicou sua opinião, ele também fala que as autoridades não podem mais ficar sem fazer nada, não importa o quanto os defensores das criptomoedas possuem conexões políticas ou apoio.

Siga no

Mesmo com o preço do Bitcoin “estacionado”, o ecossistema da criptomoeda continua movimentado. Entre proibições da China e adoção em El Salvador, a opinião de Kenneth Rogoff chamou a atenção por demonstrar que o setor financeiro tradicional está preocupado com o ativo digital, alertando que as autoridades precisam fazer algo o quanto antes em relação ao ativo digital.

Rogoff é um nome muito conhecido dentro do mercado financeiro, ele é professor de economia na Universidade de Harvard e também foi economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, FMI. Ele pediu recentemente que os governos regulem o Bitcoin imediatamente, antes que “seja tarde demais”.

O professor de Harvard também afirmou que o Bitcoin está intimamente ligado a atividades ilegais, que é um ativo sem valor intrínseco e que seu preço alto é produto da bolha de juros baixos e da busca ansiosa de investidores por lucrar nos mercados atuais.

Segundo o site El Economista Rogoff também destacou que o recente caso da Colonial Pipeline escancarou o quanto o Bitcoin é usado por entidades criminosas.

“Esses incidentes revelaram algo que alguns de nós sempre alertamos: As criptomoedas, por causa de seu anonimato e dificuldade de rastreamento, oferecem a possibilidade de evasão fiscal, uso em crimes e no terrorismo.”

Durante a coluna em que Rogoff publicou sua opinião, ele também fala que as autoridades não podem mais ficar sem fazer nada, não importa o quanto os defensores das criptomoedas possuem conexões políticas ou apoio.

“Embora importantes defensores das criptomoedas têm conexões políticas e democratizaram sua base de apoio, as autoridades não podem ficar de braços cruzados para sempre.”

O economista também disse acreditar que os governos vão legislar para acabar de vez com as criptomoedas através da regulamentação.

Para ele não faz sentido que os governos estejam tentando controlar os movimentos dos títulos de alto valor, mas dão liberdade para o criptomercado, incluindo o seu anonimato e uso em sites da dark web.

“Infelizmente para aqueles que investiram todas as suas economias em criptomoedas, os ataques de ransomware contra indivíduos e empresas serão o ponto de mudança que levará as autoridades a se levantarem e interverem de uma vez por todas no criptomercado. As autoridades têm que acordar antes que seja tarde demais. “

Para Rogoff o que está movimentando tanto o preço do Bitcoin é justamente o fato de ele não ser regulamentado e permitir tantas atividades ilegais.

Uma vez que a moeda tenha a regulamentação implementada, seu preço e casos de uso vai despencar.

“Sempre haverá um mercado para criptomoedas em países em guerra ou em estados pária, embora o preço será muito mais baixo caso não seja possível lavar essas criptomoedas em países ricos.”

Com isso, Rogoff deixa claro a sua posição anti-criptomoedas e acredita que o Bitcoin não tem nenhum valor intrínseco a não ser a moeda usada para crimes, algo que não é bem verdade, principalmente quando levamos em consideração o quanto a moeda evoluiu nos últimos anos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Empresário com uma mala entrando em uma abertura em forma de bitcoin na parede

Bilionários participarão de evento que ensina empresas comprar bitcoin

Dois bilionários do mercado de Bitcoin participarão de um evento para que mais empresas conheçam sobre a tecnologia. No ano de 2021, a MicroStrategy...
Moeda Bitcoin e gráficos com câmera de segurança e vigilância

E se o prêmio do Big Brother Brasil fosse em Bitcoin?

Uma página fez um levantamento sobre quanto os vencedores do Big Brother Brasil teriam se tivessem comprado Bitcoin com o prêmio recebido. A página...
Top Influencer LinkedIn Gustavo Caetano

CEO da Sambatech vende carro e investe em criptomoedas

Um brasileiro TOP influencer no LinkedIn revelou que vendeu seu carro e investiu todo o valor em criptomoedas e fundo imobiliário. Fundador e CEO...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias