Amazon lança mineração em nuvem de Chia e criptomoeda dispara 70%

Nova mineração de criptomoedas começa a chamar atenção, com preço da moeda disparando em corretoras.

Siga no
Criptomoeda Chia mineração
Criptomoeda Chia mineração/Reprodução

A criptomoeda Chia foi integrada na AWS, serviço de computação em nuvem da Amazon, segundo uma postagem na pagina chinesa da empresa. Com o lançamento da nova integração, houve uma maior procura sobre a nova moeda entre investidores e mineradores, levando seu preço a disparar.

A maior parte das criptomoedas possuem mineração por poder de computação. No caso do Bitcoin, a mineração é feita por computadores específicos chamados de ASICs.

Diferente dessas criptomoedas que utilizam mineração de Prova de Trabalho (Proof of Work), o projeto da Chia Network, apresentado em 2019, trabalha com a Prova de Espaço (ProSpace).

Desse modo, mineradores da Chia, que são chamados de fazendeiros, precisam de espaço em discos para realizar suas atividades. Assim, para gerar novas moedas os farmers emprestam espaço em disco para armazenar e validar transações.

Novo “terror dos fabricantes de hardware”, mineração de Chia passa a ser integrada na Amazon AWS

Hoje há uma grande dificuldade para gamers competirem com mineradores por placas de vídeo no mercado. Isso porque, com a popularização das criptomoedas, muitas pessoas compram as placas para minerar ativos digitais em seus computadores.

Agora um novo segmento de mineração já começa a dar trabalho para fabricantes de hardware de HDs e SSDs. Na última terça-feira (4), a Chia Network começou a ser listada em corretoras, levando pessoas a minerar a nova moeda.

Com o novo algoritmo de mineração que usa espaço em disco, o mercado chinês de hardware valor das peças aumentarem em até 3 vezes. Contudo, grandes empresas também viram o movimento e já começam a integrar a Chia Network.

Com foco na computação em nuvem, a Amazon pode alugar espaço em seus servidores para mineradores de Chia.

A página da AWS estava indisponível para consulta no momento da escrita desta matéria, no entanto, sites de notícias chineses tiraram prints do serviço.

Chia AWS
Chia AWS

Preço da Chia começa já valorizando no mercado de criptomoedas

A Chia começou a ser negociada em algumas plataformas na última terça-feira (4), dois meses após o lançamento de sua blockchain, em março de 2021. Vale o destaque que a criptomoeda ainda não está listada em muitas corretoras, sendo o principal mercado da Chia a OKEx, nos pares dólar e Bitcoin.

Em consulta ao site da OKEx, é possível ver que a Chia é a moeda que mais valorizou nas últimas 24 horas, com aumento de 70%. Cada unidade da Chia (XCH) nesta sexta-feira (7) vale US$ 991,00, cerca de R$ 5.050.

Se apresentando como uma solução ecológica para mineração de criptomoedas, o protocolo da Chia começa a ser testado.

Com o preço já valorizando no mercado, em menos de uma semana de negociações, a Chia mostra que chama atenção dos investidores. Uma eventual parceria com a AWS na China reforçaria a produção de moedas na rede também na nuvem, visto que pode comprometer o HD ou SSD pessoal.

A informação também foi compartilhada pelo Youtuber Denny Torres, minerador brasileiro que testou a Chia nos últimos dias.

De acordo com ele, a Chia ocupa muito espaço nos discos, podendo comprometer a integridade deles. Ou seja, não é recomendável minerar Chia em HDs ou SSDs que tenham dados pessoais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Deputado Alexandre Frota

Alexandre Frota quer Bitcoin regulamentado em seis meses

Um projeto de lei para agilizar a regulamentação do Bitcoin foi protocolado no Congresso Nacional pelo deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). Em seu pedido, o...
Lupa em El Salvador

“El Salvador é um caso forte para adoção em massa do Bitcoin” diz Forbes

Com a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal por El Salvador, as discussões sobre a moeda digital estão sendo ampliadas e, em...
Dogecoin. Imagem:ShutterStock

CVM da Tailândia bane Dogecoin e NFTs

Aparentemente a Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia não é grande fã de artes digitais. O órgão regulador baniu os NFTs e todas as...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias