B3 não vai lançar corretora de Bitcoin

Apesar disso, plataforma de intermediação de NFTs está sendo estudada.

Aplicativo com imagem da B3, Brasil, Bolsa, Balcão criptomoedas Bitcoin
Aplicativo com imagem da B3

A B3, bolsa de valores brasileira, confirmou que não pretende lançar uma corretora de Bitcoin para concorrer com plataformas do mercado. Ao invés disso, ela trabalhará para criar produtos que utilizam a tecnologia blockchain como base.

Um dos focos dessa empresa está na tokenização de ativos, um processo que tem chamado a atenção pelo seu potencial.

Além disso, a B3 espera observar e ingressar no mercado de NFTs, que tanto se falou em 2021, ao ponto de se tornar a “palavra do ano”. De qualquer forma, o movimento da bolsa aproxima ela do mercado de criptomoedas cada vez mais, após anos evitando o setor.

B3 não tem planos de lançar corretora de Bitcoin

A Brasil, Bolsa, Balcão, conhecida B3, é a única bolsa de valores disponível no Brasil para se comprar ações no mercado. Sediada na cidade de São Paulo (SP), essa empresa é conhecida por criar infraestrutura para o mercado financeiro tradicional.

De qualquer forma, essa bolsa atacou recentemente as corretoras de Bitcoin por meio da figura de seu CEO, Gilson Finkelsztain, que disse que as plataformas não são seguras, nem reguladas e oferecem grande risco aos seus clientes.

Essa fala raivosa veio em um momento em que as estimativas de investidores de criptomoedas superam a de clientes da B3. Mesmo com esse cenário, a B3 havia colocado as criptomoedas no radar para 2022, indicando que um forte movimento de adoção poderia continuar.

Contudo, segundo informações divulgadas pela Reuters, o mercado não verá a B3 lançar sua corretora de Bitcoin em breve, uma situação descartada pela empresa, que vai focar em criar produtos com a tecnologia blockchain.

Para a reportagem, o diretor de tecnologia da informação da B3, Jochen Mielke de Lima, o foco está em serviços de liquidação e custódia, opções, contratos futuros e novos ETFs, que deverão chegar ao mercado entre 2022 e 2023.

“Mas serão todas iniciativas adjacentes ao negócio principal de prover infraestrutura de negócios. Não vamos abrir uma exchange de criptomoedas para disputar investidores”.

NFTs na mira

Apesar da falta de interesse no mercado de corretoras de Bitcoin, a B3 já se prepara para permitir o registro de contratos de criptoativos para negócios no mercado de balcão, que deverão se unir aos contratos de operações estruturadas (COE) e opções.

Além disso, uma possível entrada no setor de plataforma de compra e venda de NFTs está sendo avaliada pela B3, que estuda intermediar a compra de qualquer bem por meio de tokens digitais.

Ou seja, apesar de descartar a compra e venda de criptomoedas, a B3 poderá ter que lidar com essas moedas ao negocias tokens e NFTs, mas isso ainda é um estudo sendo feito pela empresa.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias