Baleia move 15 mil bitcoins 20 vezes no mês e chama atenção

Observar o movimento destas baleias pode ser um bom indicador do sentimento do mercado.

Baleia em mergulho pelo oceano
Baleia em mergulho pelo oceano /Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Uma baleia — nome dado a detentor de uma grande quantia de bitcoins — vem chamando a atenção nestas últimas semanas. A movimentação de seus 15.000 bitcoins, repetidamente, está sendo noticiada por vários portais, embora ele esteja apenas movendo este saldo entre seus próprios endereços.

Embora não seja o caso aqui, movimentações de baleias podem refletir o atual sentimento do mercado em tempo real. Dando pistas sobre possíveis intenções de venda, ou realização de compra, por grandes players do mercado.

Mesmo sendo totalmente seguro realizar transações de BTC, é importante notar que suas transações são irreversíveis, ou seja, deve dar um frio na barriga transferir montantes tão grandes entre carteiras.

Movimentação atípica

Por tratar-se de uma grande quantia de dinheiro, estas movimentações são um tanto raras visto que, em geral, as pessoas costumam usar um endereço com saldo menor para transações diárias.

Apesar disso, a baleia moveu seus cerca de 15.000 BTC, equivalente a 5 bilhões de reais, pelo menos 20 vezes nos últimos 30 dias. Embora o Bitcoin seja transparente, de forma que todos possam ver qualquer transação, seu pseudo-anonimato mantém o dono destes bitcoins em sigilo.

Transações de ~15.000 BTC da baleia. Fonte: Bitquery

Embora este montante esteja indo para um endereço de troco, pertencente a própria baleia, essas movimentações tem chamado a atenção da mídia. O resultado são várias matérias sobre esta movimentação.

Por que a movimentação das baleias é importante

Observar o movimento destas baleias pode ser um bom indicador do sentimento do mercado. Caso este montante esteja sendo enviado de uma exchange para um endereço anônimo, pode ser sinal de que o mercado está otimista, e também o contrário, quando baleias movem seus fundos para exchanges, com intenção de vender.

Todavia, este não é o caso já que a baleia está apenas movendo seus bilhões entre seus próprios endereços. De qualquer forma, é impressionante que estas transações de bilhões de reais em BTC pagaram taxas bem pequenas, algumas de 5 reais.

Isso tudo mostra os pontos fortes do Bitcoin, ser transparente e ao mesmo tempo preservar a identidade do usuário, bem como seu poder de mover grandes quantias de/para qualquer lugar do mundo sem precisar pagar grandes taxas ou depender de intermediários.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias