Banco Central da Rússia poderá “proibir” as criptomoedas

De novo.

Siga no

De acordo com o site Coindesk, o Banco central da Rússia poderá emitir uma proibição em relação as criptomoedas.

O que acontece é que o banco central Russo comentou recentemente que “as criptomoedas privadas não podem ser equiparadas a dinheiro fiduciário e não podem ter o status legal no país”. Isto em resposta a agência de notícias estatal RIA.

Criptomoedas podem ser “proibidas” na Rússia

Assim, o Banco Central Russo comentou que:

“Se for decidido proibir as criptomoedas como meio de pagamento no nível legislativo, consideramos apropriado dar apoio a essa decisão”, disse a autoridade bancária.

Ainda de acordo com o Coindesk, a legislação que esclarece o status legal das criptomoedas, incluindo mineração e vendas de tokens sofreu atrasos em relação a seu andamento.

O Banco da Rússia justificou seu apoio a uma possível proibição das criptomoedas, dizendo:

“Continuamos acreditando que as criptomoedas acarretam riscos significativos, inclusive no campo de lavagem de recursos provenientes de crimes e financiamento de terrorismo, bem como na realização de transações de câmbio devido a flutuações acentuadas nas taxas de câmbio.”

Rússia vai lançar criptomoeda própria?

Recentemente, a presidente da instituição, Elvira Nabiullina, disse que, após uma pesquisa, o banco não vê fortes razões para lançar uma criptomoeda nacional que substituirá os riscos potenciais.

A presidente do Banco Central Russo comparou ainda o Bitcoin com uma “ratoeira” e com “jogos de cassino”. Ela comentou que:

“HÁ uma sabedoria mundana de que não existe queijo grátis sem a ratoeira:dinheiro ganho de forma fácil vai embora fácil”.

Os comentários podem reforçar uma visão “Anti-Bitcoin” e mostrar que a maioria dos Bancos Centrais estão sim preocupados com o assunto. Talvez essa seja uma forma de tentar rebaixar a efetividade do Bitcoin.

No entanto, o presidente do BC do Brasil, Roberto Campos Neto, comentou recentemente que o Bitcoin é “barato, rápido” e traz inúmeras vantagens ao sistema financeira. No brasil, a tecnologia Blockchain já é explorada em diversos setores e o pŕoprio BC estuda desenvolver aplicativos baseados em Blockchain.

Lembrando também que a China já “proibiu” o Bitcoin anos atrás, e isto não mudou nada para a tecnologia. Ou seja, o Bitcoin é “improibível”, a menos que o país inteiro desligue sua internet.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Vista do teatro AMC Empire em Manhattan cinema Bitcoin

“Paguem com qualquer criptomoeda, mas por favor, voltem aos cinemas”, diz maior rede de...

A rede de cinemas AMC, a maior do mundo no setor, já anunciou anteriormente que pretende aceitar Bitcoin na compra de ingressos para os...
Imagem de Dólar e Bitcoin fundos

Criador de Fundo de Hedge com Bitcoin é condenado a sete anos de prisão

O criador de dois fundos de hegde com Bitcoin, Virgil Sigma e do VQR, que operavam em Nova Iorque, foi condenado pela justiça dos...

“Bitcoin salvará as pessoas da cultura do cancelamento”, diz New York Times

James Poulos, um dos colunistas convidados do New York Times, publicou no famoso veículo de notícias um ensaio onde explica como o Bitcoin pode imunizar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias