Banco central da Turquia proíbe uso de Bitcoin para pagamentos

A Turquia se tornou o mais recente país a reprimir as criptomoedas.

Siga no

O banco central (CBRT) da Turquia proibiu o uso de Bitcoin no país, alegando que as criptomoedas possuem riscos significativos devido a volatilidade, transações irrevogáveis ​​e são usadas ​​em transações ilícitas.

O banco também disse que as criptomoedas “não possuem quaisquer mecanismos regulatórios e de supervisão e não são controladas pelo órgão regulador central.”

O comunicado oficial do banco fala sobre o lançamento de um chamado “Regulamento sobre a proibição do uso de criptoativos em pagamentos”. O evento foi precedido por meses de turbulência econômica.

O banco acrescentou que o uso de criptomoedas como forma de pagamento pode levar a perdas irreparáveis ​​para as partes envolvidas nas transações. Além disso, o CBRT acredita que o uso de criptomoedas pode prejudicar a confiança nos métodos de pagamento já existentes.

A proibição do uso de criptomoedas para pagamento de bens e serviços entra em vigor em 30 de abril. Após a notícia, o preço do Bitcoin caiu mais de 3%, o mínimo atual é de cerca de US $ 60.500.

Este último desenvolvimento ocorre apenas uma semana após as autoridades turcas exigirem informações dos usuários das plataformas de negociação.

Bitcoin banido

Em março, o preço do Bitcoin nas plataformas peer-to-peer (P2P) subiu para US $ 100.000, quase o dobro do preço do resto do mundo. Isso ocorreu devido ao aumento do interesse dos cidadãos na moeda digital devido ao colapso da lira turca.

A inflação anual na Turquia ultrapassou 16% em março.

Tecnicamente, nenhum país pode banir o Bitcoin, legalmente sim, isso significa que independente da determinação do Banco Central, a moeda digital vai continuar funcionando em plataformas descentralizadas, e a partir deste momento a tendência é que o número de transações aumentem.

Um fenômeno que já foi visto em outros países, como China, Rússia e Nigéria.

O Twitter está inundado com mensagens indignadas, e o conhecido analista de criptomoedas Anthonу Pompliano escreveu que o Bitcoin “ganhou o mercado livre, então governos e bancos centrais estão tentando trapacear”.

O empresário Jeff Booth disse que “não há melhor sinal de que você precisa do Bitcoin do que uma tentativa dos bancos centrais de bani-lo”. Ele também expressou sua confiança em acelerar a adoção.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Cachorro Shiba Inu, símbolo da Dogecoin, prestando atenção criptomoeda

Buscas por Dogecoin superam as por Bitcoin no Google pela primeira vez na história

Dogecoin é uma das criptomoedas que mais chamaram atenção nos últimos meses. Após ter sido promovida por Elon Musk e várias outras celebridades, a...
Criptomoeda Ethereum preço

Taxas do Ethereum ultrapassam R$ 1.550

Fazer uma transação na rede Ethereum agora custa mais de US $ 300, cerca de R$ 1.564 - o motivo é que a rede...
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias