Banco Central divulga data de último evento sobre Real digital

Bacen promoveu seis encontros desde julho, este é o último.

Siga no
Moeda de Real brasileiro em espécie
Moeda de Real brasileiro em espécie

O Banco Central do Brasil divulgou a data do último evento sobre o Real digital, que discutirá os detalhes da tecnologia da moeda digital brasileira. Desde julho de 2021, já foram seis encontros sobre o tema do Real digital. Essa moeda deverá ser emitida nos próximos anos em formato de CBDC, podendo se integrar ao dinheiro digital de outros países.

No entanto, a moeda local brasileira não seria descentralizada como as criptomoedas, continuando com sua emissão a cargo do Banco Central do Brasil. Além disso, os bancos ainda teriam seu papel no sistema financeiro de intermediar o recurso dos clientes.

Na prática, a intenção da autarquia brasileira é criar uma moeda digital para substituir a moeda física, em espécie. Assim, em 2022 alguns testes pilotos já poderão ser conduzidos pelo BCB, que cumpre uma agenda para lançar inovações.

Banco Central do Brasil promove o último evento sobre o Real digital na próxima semana

Na próxima terça-feira (30), o Banco Central do Brasil apresentará em seu canal do YouTube o último evento sobre o Real digital, com início às 11 horas.

Os convidados a falar são Matthieu Saint Olive (ConsenSys), Ricardo Correia (R3) e Seidemann Wolfram (G+D Currency Technology). O debate será moderado por Aristides Andrade Cavalcante Neto, que é Chefe adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do BC.

O tema do encontro é “Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes“, que envolve discutir alternativas para criação da moeda digital. Um dos pontos é garantir que o sistema seja interoperável, se integrando aos sistemas internacionais.

Outra preocupação do Banco Central do Brasil a resistência da moeda digital brasileira a ataques cibernéticos, assunto que é fundamental na era digital.

“Nesse webinar as alternativas tecnológicas e os modelos existente serão considerados com vistas a avaliar, por um lado, sua interoperabilidade com sistemas existente e a possibilidade de sua integração a sistemas de pagamentos internacionais; e, por outro lado, sua segurança e resiliência a ataques cibernéticos.”

Este debate então fechará a série de sete eventos promovidos pelo Banco Central do Brasil sobre o Real digital, um tema novo no país, mas em estudo por muitos países.

Essa tecnologia chega principalmente para buscar combater o uso das criptomoedas públicas como o Bitcoin, que tem crescido no Brasil como reserva de valor e meio de pagamento. Enquanto isso, a moeda brasileira atual já é considerada uma das piores do mundo, devido à sua desvalorização perante o Dólar em 2021.

O que mudará com as CBDC? Além de retirar de circulação o dinheiro em espécie, o BCB espera contar com um dinheiro programável, DeFi, entre outras inovações que só são possíveis com uma moeda digital, segundo fala de integrantes da própria autarquia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Homem com capacete de alumínio chamando Bitcoin de Fake News

“Bitcoin é lixo, prefiro Shiba Inu e Dogecoin”, diz ex-político holandês

Para um ex-político holandês que ficou rico com Dogecoin, as criptomoedas inspiradas em cachorro DOGE e SHIBA são melhores que o Bitcoin. o Milionário...

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias