Banco do Brasil considera Bitcoin como moeda em edital de concurso

Quem for prestar provas de novo edital terá que se preparar para aprender sobre criptomoedas.

Siga no
Fachada do Banco do Brasil em Brasília
Fachada Edifício Banco do Brasil Foto: Fernando Bizerra/Agência Senado

O Banco do Brasil considera o Bitcoin como uma moeda, segundo um novo edital para concurso público divulgado nesta quinta (24). Foram abertas 4.480 vagas para o cargo de Escriturário.

Dentre as funções que desempenham os profissionais deste cargo, estão a venda de produtos bancários para clientes. Ou seja, o Banco do Brasil, que é público-privado, pode estar planejando lançar algum produto relacionado com as criptomoedas.

Vale o destaque que o Banco do Brasil já utiliza a tecnologia blockchain para a venda de imóveis, com uma plataforma exclusiva para negociações.

Edital de Concurso Público divulgado pelo Banco do Brasil considera Bitcoin como moeda

Na última quarta-feira (23), o presidente do Banco Central do Brasil reafirmou que o Bitcoin não é uma moeda, mas sim um ativo. A posição dos bancos centrais tem certamente sido impositivas nessa narrativa.

Apesar disso, o edital divulgado pelo Banco do Brasil discorda da visão de Campos Neto, chamando o Bitcoin de dinheiro da era digital.

Isso porque, para o cargo de escriturário, os candidatos deverão conhecer sobre “Bitcoin e demais criptomoedas“. Esses conhecimentos serão exigidos como Atualidades do Mercado Financeiro, ao lado de várias novidades.

“ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO:1 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 2 – Internet banking. 3 – Mobile banking. 4 – Open banking. 5 – Novos modelos de negócios. 6 – Fintechs, startups e big techs. 7- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 8- Funções da moeda. 9 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Marketplace. 11 – Correspondentes bancários. 12 – Arranjos de pagamentos. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.”

O caso mostra que até os grandes bancos do Brasil acreditam que o Bitcoin é um dinheiro digital, apesar das negativas do Bacen.

Confira mais detalhes sobre o concurso que exige conhecimentos do dinheiro Bitcoin

Publicado nesta quinta-feira (24), o edital n.º 1 de 2021 é a primeira seleção externa do ano que prevê a “oferta de vagas e para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas”, para o cargo de Escriturário em 26 estados mais Distrito Federal.

Publicado no Diário Oficial da União, o edital informa que a banca do concurso é a Fundação Cesgranrio, que cuidará das três primeiras etapas de avaliação dos candidatos. Primeiramente, com avaliação de conhecimentos específicos, a fase é de caráter eliminatório e classificatório.

A segunda avaliação será com redação, essa apenas de caráter eliminatório. Já a terceira etapa, que também deverá eliminar mais candidatos, a Cesgranrio irá conferir as documentações dos candidatos.

Por fim, os aprovados em todas as etapas, ainda passarão por perícia médica e admissional, avaliadas pelo próprio Banco do Brasil, última etapa de eliminações.

A contratação segue o Planejamento Estratégico e Orçamentário do Banco do Brasil, oferecendo a remuneração mensal o valor de R$ 3.022,37, além de benefícios como “participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo sindical vigente, vale-transporte, auxílio-creche, ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional“.

Vale o destaque que este concurso exige apenas a conclusão de curso de nível médio, devendo ser cumpridas 30 horas semanais.

Mais detalhes podem ser lidos no Diário Oficial da União desta quinta.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Jordan Belfort, o Lobo de Wall Street

“Regulamentação vai fazer Bitcoin disparar”, diz Lobo de Wall Street

Jordan Belfort, mais conhecido como "O Lobo de Wall Street", falou em uma recente entrevista sobre a importância da regulamentação do mercado de criptomoedas. Mas...
Senadora Democrata Elizabeth Warren

Senadora dos EUA compara Bitcoin a óleo de cobra

A Senadora Democrata Elizabeth Warren, falou em uma recente entrevista à CNBC que não é contra as pessoas serem livres para investir em Bitcoin,...
Casa a venda por Bitcoin negócio imobiliário

Bitcoin vira garantia em negócio para crédito imobiliário pela primeira vez

Ao tentar obter um crédito imobiliário um credor de uma negociação comprovou ter Bitcoin e conseguiu ter seu financiamento aprovado. Muitas pessoas quando vão ao...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias