BC europeu quer regular staking e lending de criptomoedas, saiba o que isso significa para o Ethereum

Conforme staking e lending estão em rápido crescimento por serem duas maneiras de obter dividendos sobre criptomoedas, a presidente do Banco Central da Europa está de olho nestas atividades.

Cofre de criptomoedas.
Cofre de criptomoedas.

Para Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, atividades ligadas a staking e lending de criptomoedas devem ser regulamentadas. Indo além, Lagarde também destacou que o setor está em forte crescimento, o que pode ser um perigo.

Embora alguns investidores como Warren Buffett e Bill Gates odeiem o Bitcoin e outras criptomoedas devido à falta de dividendos, opções de staking e lending podem gerar uma renda passiva a quem busca obter um retorno sobre suas moedas.

Portanto, projetos que utilizam destas ferramentas financeiras podem sofrer uma maior pressão regulatória em breve, refletindo no número de investidores e, por consequência, em seus preços.

O que é staking de criptomoedas?

O staking, que pode ser traduzido para participação, é encontrado em criptomoedas que utilizam Proof-of-Stake (PoS), ou Prova de Participação. Nelas, os usuários usam as suas próprias moedas como uma espécie de garantia conforme confirmam transações e cunham novos blocos.

Após a migração do Ethereum, por exemplo, a mineração por placas de vídeo será abandonada e este sistema será implementado. Então os investidores poderão travar as suas moedas e receber recompensas da rede, tanto de novos blocos quanto de taxas pagas por outros usuários.

Contudo, muitos especialistas apontam que o PoS faz com que uma criptomoeda se transforme em um título. Portanto, isso pode ser sinônimo de regulamentação para tais ativos.

Já o lending, ou apenas empréstimo, em bom português, é uma opção oferecida tanto por empresas privadas quanto por projetos de DeFi. Aqui os investidores podem emprestar suas criptomoedas, com promessas de um pequeno retorno sobre as mesmas.

Presidente do Banco Central quer acabar com a farra do staking

Conforme staking e lending estão em rápido crescimento por serem duas maneiras de obter dividendos sobre criptomoedas, a presidente do Banco Central da Europa está de olho nestas atividades.

Segundo Christine Lagarde, o próximo regulamento voltado às criptomoedas deve abordar estes dois temas. Chamado de MiCA (Markets in Crypto-Assets), esta é uma tentativa das autoridades de fechar o cerco às criptomoedas.

“O MiCA II deve regular as atividades de staking e lending de criptoativos, que definitivamente estão aumentando”

Seus argumentos apontam que essas ferramentas financeiras são novas, o que pode colocar os investidores em risco conforme os retornos podem ser negativos já que o preço destes ativos pode cair.

Portanto, ainda é cedo para afirmar como o Ethereum, outras criptomoedas que usam PoS e serviços que oferecem staking e lending serão afetados. Contudo, é notável que estes terão mais um desafio pela frente.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias