“Biden vai lidar com essa forma criminosa de sonegar impostos”, diz Nouriel Roubini sobre Bitcoin

Para o economista, o Bitcoin é o ativo mais manipulado de todos os tempos.

Siga no
Nouriel Roubini
Nouriel Roubini/Reprodução

Nouriel Roubini, o Dr. Doom, continua atacando o Bitcoin, dessa vez, o critico da moeda digital disse que Joe Biden, o presidente eleito dos Estados Unidos vai muito além do que Trump foi no mercado de criptomoedas. O economista chamou a moeda digital de “uma forma criminosa de evasão fiscal”.

“A equipe de Biden, começando com Yellen, que era meu chefe no CEA, vai reprimir essa forma criminosa de evasão de impostos (Bitcoin).”

Seu comentário veio como uma resposta a Jake Chervinsky, um advogado que investigava os efeitos das novas regulações que os EUA podem exigir em transferências de ativos entre carteiras. A nova regra proposta exige que carteiras sejam identificadas antes que transações sejam autorizadas.

O advogado sugeriu que a proposta de regulação tem “zero chance” de se tornar uma lei.

Você está delirando”, disse Roubini, visivelmente aborrecido.

Conhecido como “Dr. Doom”, Nouriel Roubini é um dos economistas que previu com precisão a crise financeira de 2008, dois anos antes do Lehman Brothers declarar falência.

Ele é um inimigo do Bitcoin e sempre que pode critica a moeda digital. Para o economista, o Bitcoin é o ativo mais manipulado de todos os tempos.

O Dr. Doom já criticou a criptomoeda dizendo que ela “Não tem valor intrínseco, não é lastreada em nada, não tem valor legal e não pode servir para pagar impostos”. Ele também disse que “quase nenhum comerciante usa Bitcoin, pois sua volatilidade de preço leva ao risco do mercado de que qualquer margem de lucro seja eliminada antes que você possa convertê-la novamente em dinheiro”.

Apesar das criticas do respeitado economista, a moeda digital parece nunca ter se importado. Desde 2014 o Dr. Doom ataca a moeda digital, e de lá para cá, a criptomoeda continuou valorizando.

Claro, nos meses e anos que a moeda desvalorizou, o economista não perdeu tempo para criticar e sugerir aquele famoso “eu avisei”. Contudo, a moeda logo voltou a subir e ontem bateu recorde de preço, sendo negociada a US$ 24.630.

O Dr. Doom pode estar certo, o Bitcoin é uma moeda que não pode ser confiscada pelo governo, e, portanto, é utilizada como uma forma de “não ser roubado pelo estado”.

Contudo, o governo tem formas de identificar bitcoins em corretoras e cobrar impostos de seus detentores, então, basta que a pessoa saiba como usar, isso é, deixar em uma carteira privada onde o governo não tenha conhecimento e não possa tentar abocanhar uma fatia.

Apesar de anos de criticas a moeda digital, o Dr. Doom parece nunca ter se interessado de fato em saber como a moeda digital funciona e demonstra não ter entendido isso.

Ele diz que Joe Biden vai “reprimir” o Bitcoin.

Mas desde sua criação, há 11 anos, o Bitcoin é descentralizado e a prova de censura, a essa altura do campeonato Dr. Doom já deveria saber disso.

Deve ser estranho criticar algo que não se conhece.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Amazon-loja Imagem: ShutterStock

Amazon aceitará Bitcoin, Ethereum e Cardano como pagamento até o fim do ano, diz...

A Amazon vai aceitar pagamentos com bitcoin 'até o final do ano', de acordo uma fonte envolvida com o projeto de moedas digitais da...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk faz alerta para investidores em Dogecoin

Dogecoin é uma moeda, não um investimento que fará as pessoas ganharem muito dinheiro - foi o que disse Elon Musk, o CEO da...
Bitcoins

45% das famílias mais ricas do mundo querem investir em Bitcoin, diz Goldman Sachs

Uma recente pesquisa realizada por uma das principais instituições financeiras do mundo, a Goldman Sachs, revelou que os family offices de algumas das famílias...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias