O bilionário e investidor americano Howard Marks acaba de entrar para a lista de pessoas que mudaram de opinião sobre o Bitcoin. Em uma entrevista recente, ele disse ter se arrependido de chamar a criptomoeda de “moda infundada”, afirmando que seus comentários foram uma “reação automática e sem informação”.
Em 2017, o lendário investidor disse que “desprezava” o Bitcoin, quando ouviu dele pela primeira vez, porque “ele não tinha valor intrínseco”. Em uma carta aos investidores, o bilionário de 74 anos disse que “as moedas digitais nada mais eram que uma moda infundada”.
“Talvez eu seja apenas um dinossauro, tecnologicamente atrasado demais para apreciar a grandeza da moeda digital. Mas, é minha opinião firme que a capacidade dessas coisas de obter aceitação é apenas mais uma prova da prevalência hoje da ingenuidade financeira, de assumir riscos e de pensamento positivo.” – disse ele na época.
“Reação instintiva e sem informação”
Em entrevista ao The Korea Economic Daily, Marks expressou sua opinião sobre investimentos alternativos para investidores de varejo e Bitcoin.
Ele disse que sua resposta inicial ao ativo não foi totalmente pensada, acrescentando que aprendeu muito mais sobre o ativo.
“Minha resposta inicial foi uma reação instintiva sem informação e essa não é uma boa maneira de se comportar. Agora, aprendi o quanto não sei.”
Ele observou a crescente demanda por Bitcoin, que, supera a demanda por outros ativos tradicionais, como o ouro. Marks acredita que a crescente demanda pelo ativo lhe dá uma vantagem sobre os concorrentes.
“Há muitas coisas que as pessoas desejam e valorizam muito e que não têm valor intrínseco. O suprimento do bitcoin é limitado… então não pode se expandir, ao contrário do dólar que pode ser impresso em quantidades infinitas. E a demanda está crescendo porque mais pessoas estão interessadas nele.”
Ele continua enfatizando a natureza descentralizada e transparente do Bitcoin, dizendo que o ativo é muito mais valioso do que qualquer outra moeda do mercado.
“Ninguém sabe sobre suas propriedades, exceto você. O governo não pode saber. Ninguém pode tomar de você. É melhor do que uma moeda de mercado emergente.”
O novo ponto de vista do bilionário pode ser creditado a seu filho, que ele afirma ter uma quantidade considerável de bitcoins em nome da família.
O influxo de bilionários tradicionais no mercado de Bitcoin é essencialmente um evento positivo para o Bitcoin. Embora a maioria ainda não esteja convencida de que a moeda digital veio para ficar, o desempenho da criptomoeda ao longo deste ano serviu para persuadir os investidores a dar uma chance ao Bitcoin.
Marks encerrou a entrevista afirmando que agora aprendeu o quanto não sabe e que não é bom falar sobre coisas que você não conhece.