A Binance, maior corretora de criptomoedas do mercado, anunciou na madrugada desta quarta-feira (12) a remoção de 6 pares de criptomoedas, com a interrupção das negociações à vista de tais ativos programada para a quinta-feira (13).
Todos os pares afetados são contra a stablecoin da Binance, a BUSD, e apesar de as moedas continuarem sendo negociadas na plataforma, através de outros pares, a remoção indica desinteresse dos usuários.
Como acontece em outros casos, a Binance não explica os motivos exatos que levaram a remoção, mas é provável que a medida esteja relacionada ao baixo volume dos pares.
Das 6 criptomoedas afetadas, a maior delas é a NEXO, que possui um valor de mercado de R$ 1.659.794, de acordo com dados do CoinMarketCap. A NEXO também é o único ativo que enfrenta queda no mercado, com perda de 0,7% no momento da redação deste artigo.
Binance remove 6 pares de seus books
Conforme o anúncio, as criptomoedas afetadas são: API3/BUSD, BLZ/BUSD, GHST/BUSD, NEXO/BUSD, STPT/BUSD e WIN/BUSD.
A corretora também informou que fechará as posições dos traders e cancelará ordens pendentes amanhã. Portanto, os usuários são fortemente aconselhados a atualizar e/ou cancelar seus Bots antes da cessação dos serviços para evitar possíveis perdas.
“A negociação de criptomoedas está sujeita a alto risco de mercado. A Binance fará o possível para escolher moedas de alta qualidade, mas não será responsável por suas perdas comerciais. Por favor, negocie com cautela.” diz o comunicado.
Criptomoedas seguem em alta, apesar de remoção de pares na Binance
O anúncio de remoção de pares na Binance costuma resultar em queda no preço das criptomoedas. No entanto, 5 das 6 criptomoedas afetadas no anúncio operam em alta.
A Aavegotchi (GHST), por exemplo, está apresentando uma valorização de 6,11% nas últimas 24 horas, tendo a maior alta entre os ativos listados.
Já a WinkLink (WIN) segue com uma alta de 1,90%. Bluzelle (BLZ), API3 (API3) e STP (STPT) também continuam com uma ligeira alta diária, de 0,77%, 0,37% e 0,06%, respectivamente.
Portanto, apesar da remoção de pares na Binance possa ser interpretada como uma notícia negativa, o mercado parece estar otimista o bastante para ignorar tal comunicado.
Por fim, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), as duas maiores do mercado, estão apresentando uma ligeira alta na manhã desta quarta-feira, com altas de 0,99% e 1,03%, respectivamente, nas últimas 24 horas.