A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, está silenciosamente encerrando seu serviço de pagamentos chamado Binance Connect. Embora não exista nenhuma nota oficial em seu site, a notícia foi compartilhada pela mídia estrangeira.
Lançado em março de 2022 como Bifinity, o serviço almejava trabalhar com mais de 50 criptomoedas e métodos de pagamentos tradicionais, como cartões de crédito.
Além da falta de tração, os motivos do encerramento podem estar ligados a pressão regulatória por reguladores britânicos e, mais recentemente, queda nos lucros.
Binance Connect estava pressionada desde o ano passado
Um dos principais nomes por trás da Binance Connect era Jo Johnson, irmão de Boris Johnson, ex-primeiro-ministro da Inglaterra. No entanto, Jo abandonou o cargo em dezembro do ano passado.
Segundo informações da época, a Binance estaria sendo pressionada por reguladores. Meses antes, a FTX, uma de suas maiores rivais, faliu e diversos governos mostraram-se preocupados com outras empresas da indústria, incluindo a Binance.
Já em 2023, a Binance foi processada tanto pela CFTC quanto pela SEC. Desde então, a corretora de Changpeng Zhao tem revelado cortes de gastos, incluindo demissão em massa de funcionários. Portanto, o encerramento da Binance Connect também pode ter sido uma decisão econômica.
Binance anuncia fim da Binance Connect
Além da Binance não ter soltado nenhuma nota sobre o encerramento do serviço em seu site oficial, as redes sociais da Binance Connect não possuem nenhuma atividade desde setembro do ano passado. Ou seja, o negócio parecia estar sem tração antes mesmo da corretora enfrentar seus maiores desafios regulatórios.
Em nota compartilhada pelo CoinDesk, a Binance tratou a decisão como uma revisão de seus produtos e serviços, notando que a empresa teve grande expansão desde seu lançamento, mas que precisa se adaptar às mudanças do mercado.
“Revisamos periodicamente nossos produtos e serviços para garantir que nossos recursos continuem focados em esforços centrais alinhados com nossa estratégia de longo prazo. Nos últimos seis anos, a Binance passou de uma exchange para um ecossistema global de blockchain com várias linhas de negócios. Adaptamos e modificamos consistentemente nossa abordagem de negócios em resposta às mudanças no mercado e nas necessidades dos usuários.”
Por fim, tudo indica que poucos usuários sentirão falta da Binance Connect, afinal o serviço nunca teve grande adoção. De qualquer forma, é um sinal de que a indústria está longe de seu auge, mesmo com o Bitcoin em alta de 80% no ano.