Binance é ‘cancelada’ ao apresentar símbolo similar ao do nazismo no dia do aniversário de Hitler

Polêmica associação com regime que massacrou milhares de pessoas na Segunda Guerra Mundial repercutiu mal por rede social.

binance-nazismo-simbolo
binance-nazismo-simbolo

A corretora Binance causou polêmica e foi ‘cancelada’ nesta quarta-feira (20) ao divulgar seu novo símbolo, considerado por alguns como sendo similar ao do nazismo, principalmente ao se considerar que a data escolhida é a do aniversário de Hitler.

Nos últimos anos, muitas empresas compraram no Twitter os emojis que acompanham a hashtag com algum termo específico. O valor pago por esses emojis não é divulgado pela rede social, mas estima-se que colocar uma hashtag personalizada custa caro, sendo um valor pago por palavra.

O Bitcoin foi o único a ganhar esse destaque de graça, visto que o fundador do Twitter é fã da moeda digital e concedeu o benefício a comunidade. De qualquer forma, essa é uma forma de promover termos e ganhar atenção pela rede, ou reprovação.

Binance é ‘cancelada’ por promover símbolo similar ao do nazismo no dia do aniversário de Adolf Hitler

Na manhã desta quarta-feira (20), a Binance enfrentou um grande problema com a sua imagem pública e uma obscura história da humanidade ao lançar um novo símbolo.

Publicada com ar de novidade, a conta da Binance no Twitter divulgou três novas hashtags personalizadas na rede social. Após a veiculação da publicação, o CEO CZ também compartilhou o lançamento.

Binance apresenta símbolos similares ao do Nazismo no dia do aniversário do Hitler
Binance apresenta símbolos similares ao do Nazismo no dia do aniversário do Hitler. Twitter.

Observando o lançamento estabanado, a comunidade de criptomoedas logo percebeu um detalhe polêmico: o novo símbolo da Binance se parece muito com a suástica do nazismo. E para piorar tudo, dia 20 de abril é a data em que Hitler nasceu, no ano de 1889.

Ou seja, imediatamente a comunidade repercutiu o novo lançamento da Binance como uma trapalhada da equipe de marketing da maior corretora de criptomoedas em volume do mundo.

O perfil do Diário Bitcoin chegou a cogitar que o símbolo da Binance só faltou vir acompanhado da saudação nazista, de tão óbvio a similaridade.

Polêmica hashtag da Binance similar a suástica nazista repercute nas redes sociais
Polêmica hashtag da Binance similar a suástica nazista repercute nas redes sociais. Twitter.

Outro usuário que viu a lamentável associação disse que esse certamente foi um problema da equipe de publicidade que cometeu uma tremenda gafe, devendo assumir pelo erro.

Usuário lembra que 20 de abril é aniversário do Hitler
Usuário lembra que 20 de abril é aniversário do Hitler. Twitter.

No Brasil, divulgar símbolo do nazismo dá pena de prisão e multa

Após o cancelamento pelo Twitter, o perfil da Binance e do seu CEO CZ apagou a publicação de lançamento dos novos símbolos polêmicos. Vale lembrar que em vários países, divulgar o símbolo do nazismo é um crime que pode acarretar em multa e prisão.

No Brasil, por exemplo, a Lei n.º 7.716/1989, em seu artigo 20 e parágrafo 1.º informa que este é um crime passível de multa e prisão.

“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa. § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.”

O que disse a Binance?

Em uma nota publicada pelo Twitter, a corretora Binance disse que o caso é lamentável e não sabe como passou após a validação de muitas pessoas.

“Bem, isso foi obviamente muito embaraçoso. Não temos certeza de como esse emoji passou por várias camadas de revisão sem que ninguém percebesse, mas imediatamente sinalizamos o problema, o removemos e o novo design de emoji está sendo lançado enquanto falamos.”

Após a veiculação, a Binance divulgou um novo emoji, que deve levar um tempo para se propagar pelo Twitter, mas esquecendo a relação com o nazismo.

Novo emoji da Binance no Twitter que substituirá a polêmica associação com o nazismo
Novo emoji da Binance no Twitter que substituirá a polêmica associação com o nazismo. Reprodução

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias