Bitcoin dispara após Canadá aprovar lei para congelar contas bancárias

A primeira-ministra afirmou que instituições governamentais terão uma nova autoridade para compartilhar informações com bancos e outras instituições.

Caminhoneiros protestando no Canadá.
Caminhoneiros protestando no Canadá.

Tentando dar fim ao protesto dos caminhoneiros em seu país, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aprovou a Lei de Emergências nesta segunda-feira (14) para congelar contas bancárias dos manifestantes, forçando-os a desistir.

Além disso, a primeira-ministra Chrystia Freeland afirmou que todas as plataformas de crowdfunding e serviços de pagamento precisarão se registrar com órgãos governamentais. Esta é outra medida para tentar enfraquecer os protestos.

Tal medida é tão pesada que está sendo usada apenas pela segunda vez, em tempos de paz, com um intervalo de 50 anos em relação à primeira.

Congelamento de contas

Embora tais medidas possam ser comuns em países mais ligados ao socialismo, o pronunciamento da primeira-ministra Chrystia Freeland deixa claro como qualquer governo lida com aqueles que discordam de suas leis.

“A partir de hoje, um banco, ou outro provedor de serviços financeiros, será capaz de congelar ou suspender imediatamente uma conta sem uma ordem judicial.”

“O governo está emitindo um pedido com efeito imediato sob a Lei de Emergências autorizando instituições financeiras canadenses a deixar de prover serviços financeiros temporariamente caso a instituição suspeite que uma conta esteja sendo usada para promover bloqueios e ocupações ilegais. Esta ordem abrange contas pessoais e corporativas”, afirmou Chrystia Freeland

Finalizando, a primeira-ministra afirmou que instituições governamentais terão uma nova autoridade para compartilhar informações com bancos e outras instituições.

Com isso, conversas sobre moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e Bitcoin começaram a surgir. Afinal, a primeira delas fornecerá ainda mais controle aos governos sobre indivíduos, enquanto o segundo torna isso impossível.

Bitcoin dispara nesta terça-feira

Conforme o Bitcoin não pode ser congelado ou confiscado, a Lei de Emergências do Canadá é mais uma prova de que este ativo é fundamental para aqueles que não querem que um governo coloque a mão no seu dinheiro.

Com isso, o Bitcoin disparou cerca de 5% entre a tarde de segunda-feira (14) e a manhã desta terça-feira (15). Provando não apenas ser uma proteção contra a inflação, como observamos no ano passado, como também um ótimo ativo anti-censura.

Além dos benefícios citados acima, os protestantes já estão usando Bitcoin para receber doações. No total, mais de 20 BTC já foram enviados aos caminhoneiros, montante equivalente a 4,6 milhões de reais.

A situação até mesmo virou meme:

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias