Bitcoin cai após fala de dirigente do Fed e fecha primeiro mês de 2023 no vermelho

Após Loretta Mester, presidente do Fed de Cleveland, sinalizar que o Banco Central americano não possui razões para pausar a escalada da taxa de juros, o Bitcoin enfrentou uma forte queda nesta quarta-feira (31), devolvendo boa parte dos ganhos da semana anterior.

Negociado a US$ 26.900, o Bitcoin está prestes a fechar o mês de maio em queda após quatro meses consecutivos de alta. Restando poucas horas para o fechamento da vela mensal, as perdas estão na casa dos 7,8% contra o dólar americano.

De qualquer forma, a tendência ainda é de alta para o Bitcoin. Desde 1º de janeiro, a criptomoeda está apresentando lucros de 63% apenar do fraco desempenho de maio.

Falas de dirigente do Fed derruba o Bitcoin

Enquanto a China já foi o grande vilão do Bitcoin no passado, os EUA estão lentamente assumindo essa posição. Além da forte pressão regulatória, a política monetária do Fed é outro ponto que está freando a subida do Bitcoin.

Na semana passada, Jerome Powell, presidente do Fed, apontou que ainda não tomou uma decisão sobre a próxima reunião do BC americano, citando que tudo dependerá de dados mais recentes. Sua fala causou quedas tanto no Bitcoin quanto no mercado acionista.

Já nesta quarta-feira (31), Loretta Mester conversou com o Financial Times e causou mais pânico nos mercados. Segundo a presidente do Fed de Cleveland, a escalada na taxa de juros deve continuar.

“Realmente não vejo uma razão convincente para fazer uma pausa — ou seja, esperar até obter mais evidências para decidir o que fazer”, disse Mester ao FT. “Vejo um argumento mais convincente para aumentar [as taxas] e então mantê-las por um tempo.”

O Bitcoin reagiu no mesmo instante, com destacado no gráfico abaixo. A queda se estendeu pela manhã e, caso não aconteça nada gigante nas próximas horas, o Bitcoin fechará seu primeiro mês de 2023 com prejuízo.

Bitcoin em queda após falas de dirigente do Fed sobre a taxa de juros.

Trader aponta cenário otimista para o Bitcoin

Para Luke Gromen, macro investidor, o aumento da taxa de juros dos EUA é insustentável e, em última análise, isso levará o Bitcoin a uma nova alta de preços em algum momento.

Em conversa com a Blockworks, Gromen destacou que o Fed levará os EUA à falência caso continue aumentando a taxa de juros. No entanto, notou que isso não acontecerá, ou seja, a única solução seria imprimir mais dinheiro.

“Eles precisam aumentar mais [as taxas para combater a inflação], mas daqui a pouco a única forma de fazer os pagamentos de juros é imprimindo dinheiro.”

Por fim, outro cenário esperado é que os EUA pausem os aumentos e, no longo prazo, voltem a baixá-los. Em outras palavras, o momento parece ótimo para acumular mais Bitcoin enquanto se pensa no longo prazo.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias