Dia dos Pais: Como deixar bitcoin como herança?

Diferentemente de ativos financeiros tradicionais, sua família só receberá seus bitcoins como herança se você se tomar as devidas providências.

-

Siga no
Herança Bitcoin
Herança e o Bitcoin
Anúncio

O Dia dos Pais é um monte interessante para fazer uma reflexão sobre a possibilidade da herança e o bitcoin. É um assunto pouco abordado, e que, se você possui muitos bitcoins ou qualquer outra criptomoeda, fará diferença para seus filhos e familiares.

Diferentemente de ativos financeiros tradicionais, sua família só terá acesso aos seus bitcoins em caso de falecimento se você permitir. Ou seja, para você passar seus bitcoins como herança, você precisa agir nesse sentido.

Todos os seus bens, na sua morte, passarão para seus descendentes na forma de herança, após o devido processo legal. Contudo, o bitcoin é um bem que funciona de uma forma totalmente diferente. Nenhum juiz ou autoridade é reconhecido pela rede do Bitcoin.

Anúncio

A única autoridade que o Bitcoin conhece é a chave privada. E foi por isso que o bitcoin foi criado. Sem a chave privada, não existe nenhuma maneira dos seus descendentes terem acesso aos seus fundos.

Estima-se que milhões de bitcoins já foram perdidos para sempre, muitos deles por causa do falecimento dos seus donos. Verdadeiras fortunas foram perdidas porque as pessoas não acreditaram que um dia esses bitcoins poderiam valer muito, e também porque não se preveniram.

Compartilhando sua chave privada com uma pessoa de confiança

Pessoas que tem bitcoins ou outras criptomoedas geralmente utilizam senhas fortes, passphrases complexas e métodos dos mais variados e mirabolantes para esconder seus fundos. Essa prática é necessária, porém, infelizmente, ela torna praticamente impossível para familiares recuperarem seus fundos em casa de falecimento ou incapacidade.

Existem várias formas de compartilhar suas chaves privadas. Considere a dar um papel com a sua Seed (aquelas 24 palavras que você recebeu quando criou sua carteira) para um membro da sua família de confiança. Isso funcionaria ainda como um backup, pois caso você perca a sua Seed, pode recorrer ao seu familiar para recuperar seus fundos.

Do mesmo modo, também é possível entregar metade das palavras para uma pessoa e a outra metade para outra. Dessa forma, apenas as duas pessoas juntas poderiam recuperar seus fundos.

Em seguida, é necessário explicar ao seu familiar claramente como recuperar seus bitcoins apenas com a seed.

Certamente, de forma alguma você deve anotar a sua chave privada em um testamento ou qualquer outro documento que seja público. Isso colocaria em risco os bitcoins que serão objeto da herança, pois qualquer pessoa que tenha acesso ao documento poderá roubar os fundos.

Cada pessoa tem uma situação muito particular nesse assunto, e existem incontáveis formas de deixar os seus bitcoins para seus entes queridos após a sua morte. Contudo, todas essas maneiras passam por um planejamento prévio por parte do proprietário dos bitcoins.

Faça isso. Seu filho poderá te agradecer um dia.

Herança Bitcoin

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Marcello
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...

EUA prende membro de um dos maiores grupos de hackers do mundo

Nathan Wyatt, membro de um grupo de cibercriminosos que extorquiam Bitcoin, se declarou culpado e foi sentenciado pelo Departamento de Justiça dos EUA por...
Compra de Bitcoin

Governo da Noruega compra Bitcoin

Uma empresa que fez a compra de R$ 1,3 bi em Bitcoin como reserva de valor em agosto continua a repercutir na comunidade cripto....

Últimas notícias

CVM terá eventos sobre criptomoedas em outubro

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil participa, no início de outubro próximo, da semana mundial do investidor. Entre os temas, a CVM terá...

EUA prende membro de um dos maiores grupos de hackers do mundo

Nathan Wyatt, membro de um grupo de cibercriminosos que extorquiam Bitcoin, se declarou culpado e foi sentenciado pelo Departamento de Justiça dos EUA por...

Governo da Noruega compra Bitcoin

Uma empresa que fez a compra de R$ 1,3 bi em Bitcoin como reserva de valor em agosto continua a repercutir na comunidade cripto....