Bitcoin desaba e dominância cai abaixo de 40%, menor nível em 3 anos

Preço da principal criptomoeda cai com especulações de mercado e impacto de falas de Elon Musk.

Siga no
Preço e valor do Bitcoin caindo no mercado
Preço do Bitcoin em queda

O preço do Bitcoin continua em queda, com a criptomoeda chegando a ser cotada em US$ 42 mil em algumas corretoras. Dessa forma, o Bitcoin também está perdendo mais dominância no mercado, com concorrentes absorvendo parte de seu valor.

Uma das principais razões para a queda do Bitcoin hoje seria a repercussão das falas de Elon Musk nos últimos dias. Isso porque, o CEO da Tesla e SpaceX e um dos homens mais ricos do mundo atacou os fundamentos do Bitcoin.

Ao dizer que o Bitcoin é centralizado, Elon ainda afirmou que a mineração da moeda prejudica o meio ambiente. Ou seja, as falas acabaram levando os investidores do mercado a um medo extremo, causando vendas em massa.

A performance do Bitcoin em 2021 ainda segue no positivo, mas parte dos investidores estão em pânico.

Acompanhando preço, Bitcoin perde dominância no mercado de criptomoedas

A dominância do Bitcoin no mercado é uma medida acompanhada por todo o setor. Normalmente apresentada em percentual, essa métrica mostra a participação do Bitcoin  em relação às demais criptomoedas.

Nos últimos dias, a dominância do Bitcoin havia caído para 43%, deixando investidores em alerta. Vale o destaque que no mês de janeiro de 2021, a mesma métrica registrava valores de 70%, mostrando crença na principal criptomoeda.

No entanto, a dominância do Bitcoin hoje caiu abaixo dos 40%, sendo agora de 39,94%, a menor dos últimos meses. De acordo com o CoinMarketCap, enquanto a principal criptomoeda derrapava nesta métrica, o Ethereum (ETH) crescia, obtendo a fatia de 19% no valor deste mercado.

Dominância do Bitcoin no mercado de criptomoedas cai abaixo de 40%
Dominância do Bitcoin no mercado de criptomoedas cai abaixo de 40% – CoinMarketCap

A criptomoeda preferida de Elon Musk, Dogecoin, alcançou 3% de capitalização do mercado, endossado principalmente pelo bilionário.

Desde 2018, essa é a primeira vez que o Bitcoin vê sua dominância perder a casa dos 40% de mercado, indicando um bom momento das criptomoedas alternativas, altcoins.

Medo de mercado continua a chamar atenção

Se a dominância do Bitcoin acabou despencando para níveis considerados baixos, outra métrica que chama atenção é o medo dos investidores. Como o início do movimento de queda aconteceu ainda no final de semana, alguns traders apresentaram um medo extremo em relação à criptomoeda.

Nesta segunda-feira (17), a medida, que é acompanhada pelo site Alternative.me acabou registrando uma leve recuperada, com investidores ainda com medo. De qualquer forma, o preço do Bitcoin ainda continua em alta no ano em relação ao dólar, ganhando 54% de valor.

Como o mês de abril fechou em leve queda, o mês de maio poderá ser o segundo mês consecutivo a fechar no vermelho, a menos que algo mude até o fim do mês.

A comunidade Bitcoin chegou a ficar chateada com Elon Musk, acusando o bilionário de acusações infundadas. De qualquer forma o mercado reagiu à fala do CEO da Tesla, que afirmou ainda acreditar no potencial das criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias