Bitcoin ‘destrói’ a moeda da Nigéria

Cada vez mais nigerianos preferem manter suas economias em bitcoin, em vez da moeda local, que não vale nada e não tem utilidade, nas palavras do Senador.

Siga no

“Bitcoin tornou nossa moeda quase inútil ou sem valor.” – Essas foram as palavras do senador nigeriano Sani Musa na quinta-feira, 11 de fevereiro, durante uma sessão no plenário, enquanto ele e outros legisladores debatiam sobre a decisão do Banco Central de proibir o uso de moeda digital na Nigéria.

No dia 5 de fevereiro, o banco central da Nigéria (CBN) mandou todos os bancos comerciais fecharem as contas de qualquer um de seus clientes que negociam criptomoedas. A justificativa do CBN era que “as criptomoedas estavam sendo usadas para financiar crimes como terrorismo, sequestro e outros.”

Isso fez os senadores nigerianos ficarem indignados com a proibição de bitcoin, e se opuseram fortemente à ação do Banco Central da Nigéria, exigindo que ele comparecesse ao Senado para se explicar.

“Eu sou fortemente contra a proibição total desse meio de troca pelo Banco Central da Nigéria (CBN). O que a CBN deveria dizer aos nigerianos são as regulamentações estabelecidas para regular as atividades”, disse Solomon O. Adeola, legislador nigeriano, acrescentando:

“Em todo o mundo, essas criptomoedas são regulamentadas. Os usuários dessas moedas estão em toda parte.”

Outros legisladores concordaram, com o senador Sani Musa afirmando que o bitcoin tornou a moeda da Nigéria, a Naira, “inútil”. Ele disse:

“Se tivermos uma economia muito fraca e não pudermos regular a criptomoeda na Nigéria, não sei como nossa economia seria nos próximos sete anos”.

Naira

A moeda nigeriana, Naira (NGN), valia cerca de US $ 0.006 em 2014. No entanto, ao longo dos anos seguintes, seu valor caiu ainda mais, sendo que agora ela vale US $ 0,0026, perdendo efetivamente 58% de seu valor em cinco anos, de acordo com dados do Google Finanças.

Naira vs Dolar 2021
Naira vs Dolar 2021

A Nigéria, que tem mais de 200 milhões de habitantes, é de longe um dos países mais interessados em bitcoin, e as palavras do senador Musa explicam por quê.

No Google Trends, a Nigéria está em primeiro lugar nas buscas por ‘bitcoin’, à frente dos EUA.

Nigéria Bitcoin Google Trends
Nigéria Bitcoin Google Trends

Assim, cada vez mais nigerianos preferem manter suas economias em bitcoin, em vez da moeda local, que não vale nada e não tem utilidade, nas palavras do Senador.

”As criptomoedas se tornaram mundial e você não pode nem mesmo identificar quem possui. Ela é protegida pela blockchain. A tecnologia é muito forte. Eu não sei o tipo de regulamento que podemos fazer.

Outra coisa muito importante que devemos saber é que o Bitcoin tornou nossa moeda quase inútil ou sem valor, porque me lembro que cerca de seis ou sete anos atrás, meu filho comprou três bitcoins online e hoje vem me dizer que tem bitcoin à venda. 

Onde está? porque não é físico.

Ele disse que o tem à venda porque o comprou e cada um está saindo por 17 milhões de Nairas. Portanto, se temos uma economia muito fraca e não podemos regular a criptomoeda na Nigéria, não sei como será nossa economia nos próximos anos.”, Disse ele.

A reunião terminou com o Senado determinando que “os Comitês de Bancos, Seguros e outras Instituições Financeiras, TIC, Cibercrimes e Mercado de Capitais, convidassem o presidente do Banco Central para um briefing sobre as oportunidades e ameaças das criptomoedas na economia e segurança do país”, as descobertas devem ser apresentadas dentro de duas semanas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Corretora FTX

FTX se preocupa com clima hostil em Hong Kong e muda sede

A exchange FTX, que tem como sócios Tom Brady e Gisele Bündchen, está preocupada com o clima hostil de Hong Kong com empresas do...
Bitcoin na água

Pagar a conta de água com Bitcoin já é possível em El Salvador

A Administração Nacional de Aquedutos e Esgotos (ANDA) de El Salvador anunciou que já está disponível a opção de pagamento com Bitcoin pelo consumo...
Gráfico de valorização das ações da GameStop

CVM dos EUA intima Michael Burry por ação que subiu 1.700% no último ano

O lendário trader do mercado tradicional Michael Burry publicou em seu Twitter nesta sexta-feira (24) que a CVM dos EUA, a SEC, intimou ele...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias