Bitcoin deu a idosos de El Salvador a chance de sorrir

População pobre do país começa a ver vantagens da moeda digital.

Mulher idosa sorrindo
Mulher idosa sorrindo

O Bitcoin é uma tecnologia que mudou a vida de idosos em El Salvador, um país pobre da América Latina que teve sua vida alterada em 2021.

Nos últimos meses, um dos principais eventos que marcou a comunidade Bitcoin foi a adoção da moeda por El Salvador, que tornou essa de curso legal em um movimento inimaginável.

Após um projeto de lei ser apresentado pelo presidente Nayib Bukele, aprovado as pressas no congresso, no dia 7 de setembro oficializado, o Bitcoin se tornou uma moeda aos olhos de um estado pela primeira vez em sua história, prestes a completar 13 anos.

Antes disso, é claro, um movimento na praia de El Zonte, chamado Bitcoin Beach, já reconhecia essa moeda como um meio comum de pagamentos, seja por produtos ou serviços.

Adoção de Bitcoin por El Salvador dá motivos para idosos sorrirem

Um mundo sem muitas perspectivas e pobreza extrema era uma realidade comum entre idosos de El Salvador. Com a chegada do Bitcoin no país, contudo, esse cenário aos poucos começa a mudar.

Um dos pontos positivos da adoção de Bitcoin foi despertar o olhar do mundo para a realidade daquele pequeno país, que tinha entre idosos uma baixa qualidade de vida até na saúde bucal.

Mas o projeto Bitcoin Smiles começou a pedir doações para devolver aos idosos seu sorriso, projeto criado por um dentista fã da moeda e que conseguiu 1,88 BTC de doação para sua causa solidária.

A missão dele é realizar o implante em idosos com financiamento em Bitcoin, e em conversa com a Forbes, o dentista explicou que tem buscado alcançar idosos pobres de El Salvador para realizar sua tarefa.

Ele citou alguns casos de idosos que por falta de dentes não conseguem nem mesmo mastigar alimentos, tendo que engolir para se alimentar. Ou seja, a saúde dessas pessoas estava muito vulnerável antes do Bitcoin chegar e financiar seus tratamentos.

“Eles têm poucas opções para comer, muitas vezes recorrendo a uma dieta de tortilhas amolecidas.”

Pelo Twitter, no último dia 25 de dezembro, o dentista compartilhou os detalhes de sua jornada que tem levado qualidade de vida aos idosos, que agora voltam a ter motivos para sorrir e se alimentar melhor.

Em resumo, a chegada do Bitcoin em uma sociedade modificou estruturas e mostrou que assim como a moeda digital, causas solidárias descentralizadas também começaram a ser desenvolvidas, mostrando que a moeda digital é muito mais que um instrumento financeiro, mas também uma filosofia para criar uma cultura inovadora pelo mundo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias