Bitcoin é Pirâmide ?

Resposta curta e rápida: Não, bitcoin não é uma pirâmide financeira ou esquema ponzi, o Bitcoin tem um embasamento completamente oposto ao que são a esquemas fradulentos.

Bitcoin é a primeira criptomoeda lançada, as primeiras pessoas que adotaram o bitcoin foram os entusiastas de criptografia, o bitcoin foi anunciado em um grupo cypherpunk em 2008, ou seja, pessoas com um conhecimento avançado em tecnologia e matemática acreditaram no potêncial da tecnologia.

O bitcoin começou ganhar mais popularidade e com o tempo pessoas comuns do meio de informática começaram a adotar a moeda, neste contexto, muitas pessoas não conheciam ou entendiam exatamente o motivo de uma “moeda virtual” ganhar valor.

Desde quando comecei ouvir sobre bitcoin em 2012 o assunto sobre o bitcoin ser um esquema ponzi já era debate em fóruns de discussão e grupos do facebook, seria o bitcoin um esquema de ponzi ? Claro que pesquisei e cheguei a conclusão que não era um esquema ponzi antes de investir nesse ativo.

Vamos por partes

O que é um esquema ponzi ?

Um esquema Ponzi é uma fraude de investimento que paga os investidores existentes com fundos coletados de novos investidores. Os organizadores do esquema Ponzi costumam prometer investir seu dinheiro e gerar retornos altos com pouco ou nenhum risco. Mas em muitos esquemas Ponzi, os fraudadores não investem o dinheiro. Em vez disso, eles o usam para pagar aqueles que investiram mais cedo e podem ficar com uma parte do dinheiro investido.

Esquemas Ponzi exigem um fluxo constante de dinheiro novo para se manter. Quando se torna difícil recrutar novos investidores, ou quando um grande número de investidores existentes sacar, esses esquemas entram em colapso.

“Um esquema Ponzi é um golpe de investimento fraudulento que promete altas taxas de retorno com pouco risco para os investidores. O esquema Ponzi gera retornos para os investidores mais antigos através da entrada de novos investidores. Isso é semelhante a um esquema de pirâmide que são baseados no uso de fundos de novos investidores para pagar os financiadores anteriores. Para ambos os esquemas Ponzi e esquemas de pirâmide, eventualmente não há dinheiro suficiente para contornar, e os esquemas se desenrolam.” - Investopedia

Muitos esquemas Ponzi possuem características comuns. Os sinais são:

  • Retornos elevados com pouco ou nenhum risco. Todo investimento carrega algum grau de risco, investimentos que geram retornos mais altos normalmente envolvem mais risco. É altamente suspeito qualquer oportunidade de investimento “garantida”.
  • Retornos excessivamente consistentes. Os investimentos tendem a subir e descer com o tempo. Seja cético sobre um investimento que gera regularmente retornos positivos, independentemente das condições gerais do mercado.
  • Investimentos não registrados. Esquemas Ponzi normalmente envolvem investimentos que não são registrados orgão reguladores. O registro é importante porque fornece aos investidores acesso a informações sobre a administração, produtos, serviços e finanças da empresa.
  • Vendedores não licenciados. As leis federais e estaduais de valores mobiliários exigem que profissionais e empresas de investimento sejam licenciados ou registrados. A maioria dos esquemas de Ponzi envolve indivíduos sem licença ou firmas não registradas.
  • Estratégias complexas e secretas. Evite investimentos se você não os compreender ou não puder obter informações completas sobre eles.
  • Problemas com papelada. Erros de extrato de conta podem ser um sinal de que fundos não estão sendo investidos como prometido.
  • Dificuldade em receber pagamentos. Suspeite se você não receber um pagamento ou tiver dificuldades para fazer algum saque. Os promotores de esquemas Ponzi às vezes tentam impedir que os participantes façam um levantamento oferecendo retornos ainda maiores por permanecerem no lugar.

Esquemas ponzi não são sustentáveis, com matemática básica e uma calculadora é possível ver onde esses esquemas vão ruir. Cada pessoa precisa chamar mais duas para obter lucro, logo, se no primeiro nível são necessário 4 pessoas para pagar outras duas primeiras, geralmente no 8° nível as pirâmides começam entrar em ruína pois serão necessários 1.5M+ de participantes. O décimo terceiro nível requer mais do que a população mundial para sustentar a pirâmide.

PONZI

 

Bitcoin é Pirâmide ?

Bitcoin não é pirâmide, na verdade ele é o oposto disso. Se você ainda não leu o texto original da proposta de Satoshi Nakamoto publicado no final de 2008, você realmente deveria dedicar tempo pra isso, são apenas oito páginas técnicas, mas não são muito difíceis de entender.

Você notará que a documentação do Bitcoin nunca menciona qualquer tipo de retorno em um “Investimento”. Nunca menciona um preço especifico para um Bitcoin. Simplesmente traz inovação para resolver problemas antigos da ciência da computação.

A proposta de valor do Bitcoin nunca foi orientada por lucro, ter Bitcoins nos primeiros anos era visto como “apenas para geeks” incluindo o sarcasmo.

Nada sobre Bitcoin é segredo, ele tem o código aberto e qualquer um pode revisar, qualquer um pode contribuir com o código, qualquer um pode executar o software voluntariamente e participar da rede, e qualquer um pode usar a rede. Toda a história de todas as transações do Bitcoin podem ser consultadas por qualquer pessoa.

É uma mudança total de paradigma de qualquer tipo de sistema financeiro na história da humanidade. É o oposto total de um esquema de investimento fraudulento, que é envolto em promessas vagas de altos retornos com entradas e saídas de capital que são mantidas em um livro secreto.

Vários “especialistas” econômicos chamam o Bitcoin de ponzi ou de bolha, assim como alguns especialistas chamavam a internet de uma idéia inútil. Eles não são maus nem são nossos inimigos. Eles são apenas ignorantes e míopes.

Bitcoin abriu uma caixa de inovações que gerou um mercado de US $ 800 bilhões e uma indústria global ainda maior em apenas oito anos criando imenso valor global.

Este valor não existe porque novos investidores colocaram dinheiro no sistema. São milhares de startups e empresas construídas sobre essa tecnologia que criam dezenas de milhares de empregos, serviços que agregam valor às economias que proporcionam aos usuários, infraestrutura, hardware, software, aplicativos e muito mais.

A determinação do mercado sobre o valor de um Bitcoin tem a ver com a verdadeira proposta de valor da criptomoeda, essa proposta de valor existia mesmo quando um bitcoin não valia nada.

Bitcoin não é pirâmide, Bitcoin é a revolução.

Fontes: Investitor.org | Descentralize Today

-

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas. Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: www.bitcointrade.com.br

-