“Bitcoin é um código, cuidado”, diz programa do Senado Federal

Cuidados ao se investir em criptomoedas foi alvo de programa que lembrou de caso da Gas Consultoria.

Siga no
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa - Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

Lembrando que o Bitcoin é um código e não uma moeda física, um programa no Senado Federal pediu cuidado aos investidores brasileiros que se interessam pelo assunto, visto que é um tema novo no Brasil.

O quadro Dedo de Prosa, do programa Conexão Senado, aborda em seus programas assuntos que são de interesse da população. Nesta segunda-feira (4), o programa falou sobre o tema de “Cuidados ao se investir em criptomoedas“.

Citando que a inflação tem tirado o poder de compra da população, muitas pessoas têm optado por correr atrás de novos investimentos, visto que a poupança é um péssimo local para se manter o dinheiro.

Os apresentadores lembraram que o dinheiro parado na conta é um pesadelo para a população brasileira no último ano.

Prisão de Glaidson Acácio dos Santos, da Gas Consultoria Bitcoin, foi lembrada

No Senado Federal, o Dedo de Prosa começou sua edição desta segunda falando sobre um caso recente de repercussão nacional. A prisão de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido “Faraó dos Bitcoins”, era o líder da Gas Consultoria.

Prometendo 10% de rendimentos fixos ao mês, Glaidson arrecadou bilhões de investidores que acreditaram na empresa, que é investigada hoje pelas autoridades estaduais do Rio de Janeiro e pela Operação Kryptos, deflagrada pela polícia federal em agosto de 2021.

O caso policial envolvendo o Bitcoin, de acordo com programa do Senado Federal, lembra que os investidores devem ter cuidado ao se deparar com este mercado, que pode ter algumas empresas falsas e operando pirâmides financeiras com sua imagem.

“Bitcoin é um código, não uma moeda física”

Saindo do noticiário policial, o Dedo de Prosa lembrou que a moeda digital mais famosa é o Bitcoin, que pode ser utilizada para compras no comércio, como Real e Dólar.

Contudo, o Bitcoin é um código, não existindo moedas físicas, lembrou o programa, que ponderou se essa é uma tecnologia de confiança.

Ao explicar os conceitos de descentralização, blockchain e a matemática por trás da segurança da moeda digital, o Dedo de Prosa lembrou não haver nada que desabone no ponto de vista da tecnologia.

Contudo, o apresentador lembrou que quem investir neste setor, que tem várias criptomoedas, tem que estar com o “coração batendo em dia”, visto que a volatilidade pode levar o patrimônio das pessoas do “céu ao inferno em questão de horas”.

A recomendação final sobre investimento em criptomoedas pelo Dedo de Prosa é para que os interessados no setor estudem bem antes de colocar dinheiro, entendam os fundamentos e, caso entendam ser promissor, diversifique em Bitcoin, ações e outros produtos financeiros e criptomoedas.

Senado Federal ganhou repercussão sobre o tema na última semana

Vale lembrar que na última semana o Senado Federal viu, durante a CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) questionar Luciano Hang, dono da Havan, sobre investimentos em criptomoedas, algo que o depoente negou realizar.

Como Calheiros trocou os nomes das moedas por “créptomoedas” e “bitcóil algumas pessoas brincaram com a repercussão do tema.

De qualquer forma, tramita no Senado Federal alguns projetos de lei para regular o Bitcoin, que já é uma realidade no legislativo federal nacional.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...

FCA faz alerta para “jovens” que investem em criptomoedas

Segundo relatório publicado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, a maior parte dos jovens faz investimentos arriscados por conta da competição...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias