Bitcoin em queda após Elon Musk criticar moeda novamente: “uso insano de energia”

Anúncio da Tesla abalou a confiança do mercado de criptomoedas no curto prazo.

Siga no
Imagem: Coin360
Imagem: Coin360

O preço do Bitcoin despencou hoje, arrastando para baixo a maior parte do mercado de criptomoedas após um tweet do CEO da Tesla, Elon Musk, expressando preocupações sobre o uso de combustíveis na mineração da moeda digital.

Ontem, inesperadamente, Musk revelou que a Tesla deixou de aceitar Bitcoin, nas três horas após o tweet, o preço do Bitcoin caiu quase US $ 10.000. Com resultado, a capitalização de mercado do Bitcoin caiu abaixo de um trilhão de dólares, para US $ 950 bilhões.

Ontem pela manhã o Bitcoin podia ser comprado por US $ 58.000, na madrugada de hoje o ativo caiu para US $ 46.000.

Não é apenas o Bitcoin que está em queda, as palavras de Musk derrubaram todo o mercado de criptomoedas. O preço do Ethereum caiu cerca de 10% e a moeda voltou a  ser negociada abaixo de US $ 4.000 em menos de 24 horas após registrar um novo recorde histórico de US $ 4.360.

Da mesma forma, a Binance Coin, ADA e Dogecoin sofreram quedas semelhantes de cerca de 10% desde o anúncio.

Bitcoin em queda

O Bitcoin caiu um total de 12% nas últimas horas depois que a Tesla anunciou que iria parar de aceitar a moeda digital como pagamento por seus veículos elétricos – citando o alto uso de energia, causando danos ambientais.

O mercado de criptomoedas perdeu um total de 13% em capitalização de mercado, caindo para cerca de US $ 2,23 trilhões no total.

Quando qualquer pessoa achou que poderia mudar a opinião de Musk em relação ao Bitcoin, eis que ele voltou ao Twitter na manhã desta quinta-feira (13) para criticar o ativo digital novamente.

Por volta das 7:00, horário de Brasília, Musk deu seguimento à declaração de ontem sobre não aceitar mais Bitcoin, publicando um gráfico do consumo de eletricidade do Bitcoin.

Musk escreveu que a tendência de uso de energia do Bitcoin nos últimos meses “é insana”.

De acordo com o portal Bybt, nas últimas 24 horas foram liquidadas no mercado posições do Bitcoin o valor de US $ 1,95 bilhão, dos quais US $ 1,79 bilhão em ordens de compra. O volume total de liquidação de todos as criptomoedas atingiu US $ 3,74 bilhões, dos quais US $ 3,34 bilhões eram posições compradas.

Em 2021, um volume maior de liquidações foi registrado apenas no dia 17 de abril.

Embora o Bitcoin tenha se recuperado para o nível de US $ 50.000, o anúncio da Tesla, que anteriormente fez grandes compras de Bitcoin, abalou a confiança do mercado de criptomoedas no curto prazo.

Elon Musk: manipulador de mercado?

Cada comentário público de Musk tende a mover o mercado de criptomoedas – especialmente quando se trata de Dogecoin e Bitcoin. Além disso, a decisão da Tesla de aceitar Bitcoin como pagamento por seus carros elétricos em março deste ano foi considerada um catalisador significativo para a mais recente corrida de alta da moeda digital.

Agora, alguns analistas se perguntam se Musk está tentando instigar um esquema de manipulação.

“Musk tem puxado as alavancas como o Mágico de Oz na criptomoeda, e todo mundo está seguindo cada um de seus movimentos – ele está enviando Dogecoin para cima, ele está enviando Bitcoin para baixo, isso é besteira […]”, twittou Dave Portnoy, fundador da Barstool Sports

“É louco pensar que Elon Musk foi a maior fonte de volatilidade na criptomoeda em 2021.”, disse Alex Kruger

“Elon, você tem uma responsabilidade quando, em um segundo, diz para comprar algo e, no segundo seguinte, não – isso é brincar com o futuro das pessoas e sua sorte”., disse um usuário da rede social.

Outros no Twitter pediram à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos para investigar a atitude arrogante de Musk ao twittar sobre a criptomoeda.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias