Bitcoin e criptomoedas não são tão usados por criminosos como dizem os políticos

Relatório revela que em 2019 a utilização das criptomoedas em atividades criminosas representou apenas 2,1% (US $ 21,4 bilhões) de todo o volume das transações de criptomoedas.

Siga no
Moedas de Bitcoin e dólares bilionários e milionários criptomoedas
Moedas de Bitcoin e dólares

Em uma audiência para o Comitê de Finanças do Senado, Janet Yellen, a indicada do presidente eleito Joe Biden para assumir a secretaria do tesouro dos Estados Unidos, declarou estar preocupada quanto a utilização do Bitcoin e das criptomoedas em geral para o financiamento do terrorismo e atividades ilegais como lavagem de dinheiro.

Para ela, o governo dos Estados Unidos precisa ter uma abordagem mais rígida afim de “garantir que a lavagem de dinheiro não ocorra por meio desses canais.”

A indicada por Biden não é a primeira a emitir acusações de que as criptomoedas estão relacionadas ao financiamento de terrorismo e outras atividades ilegais.

Mas tais afirmações precisam ser baseadas em dados que provem a narrativa de que o Bitcoin e as criptomoedas são utilizadas para atividades ilegais.

De acordo com um relatório elaborado pela empresa especializada em rastreamento de criptomoedas, a Chainalysis, a maioria das criptomoedas não são usadas para atividades criminosas.

Um trecho do relatório revela que em 2019 a utilização das criptomoedas em atividades criminosas representou apenas 2,1% (US $ 21,4 bilhões) de todo o volume das transações de criptomoedas.

Já em 2020, esse número caiu drasticamente para 0,34% (US $ 10,0 bilhões).

Total de criptomoedas utilizadas em atividades criminosas
Total de criptomoedas utilizadas em atividades criminosas

Porém, de acordo com a ONU, valores entre 2% e 5% do PIB mundial, cerca de US $ 1,6 a 4 trilhões por ano, são utilizados de alguma maneira na lavagem de dinheiro e atividades ilícitas. 

Moeda comum é mais utilizada em crime que o Bitcoin e criptomoedas

É notório que a utilização do Bitcoin e das criptomoedas em atividades criminosas é infinitamente menor quando comparada a utilização das moedas fiduciárias, além do que a utilização das criptomoedas nesse tipo de atividade ainda registraram queda.

Total de fundos recebidos por atividades ilícitas
Total de fundos recebidos por atividades ilícitas.

Um fator extremamente positivo para as criptomoedas.

Ainda assim, alguns reguladores podem indicar que “moedas de privacidade” como a Zcash e Monero podem ser usadas por criminosos, pelo fato de que essas criptomoedas utilizam o “protocolo de conhecimento zero” para proteger as informações dos usuários e de terceiros em uma transação. 

Mas no ano passado, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos, a Rand Corporation, elaborou um estudo sobre casos de uso de criptomoedas e moedas de privacidade.

O relatório revelou que, apesar da “percepção de atratividade das criptomoedas para fins de lavagem de dinheiro, cerca de 99% das transações de criptomoeda são realizadas por meio de exchanges centralizadas, que podem estar sujeitas à regulamentações semelhantes aos bancos ou corretoras tradicionais.

Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Tether

Hacker ameaça vazar dados que “podem prejudicar toda indústria de criptomoedas”

A Tether disse que está sendo extorquida e que o criminoso exigiu 500 bitcoins para não vazar documentos que podem "prejudicar todo o ecossistema...
vice-presidente da Nigéria, Yemi Osinbajo, em seu discurso no CBN Bankers 'Committee Economic Summit. Imagem: Youtube

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...
Escritório Coinbase. Imagem: Coinbase

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Não mate a galinha dos ovos de ouro, diz vice-presidente da Nigéria sobre Bitcoin

No início de fevereiro, o Banco Central da Nigéria (CBN) proibiu os bancos de fornecer serviços para pessoas e empresas que negociavam criptomoedas, a...

Coinbase diz que Satoshi Nakamoto é um risco para seus negócios

A Coinbase deve se tornar oficialmente uma empresa de capital aberto nos próximos dias, ela será listada no índice da Nasdaq Global Select Market....

Coinbase deve lançar token parecido com Binance Coin

A maior corretora de criptomoedas dos Estados Unidos, Coinbase, vai se tornar uma empresa de capital aberto em breve, assim, a empresa registrou um...

Bitcoin cai abaixo de $ 45 mil, o que dizem os analistas?

Depois de um sábado relativamente positivo, o Bitcoin desabou novamente, caindo abaixo de 45 mil dólares, o menor valor desde 10 de fevereiro. A...

O Título do Tesouro EUA derrubou o Bitcoin?

Títulos do Tesouro norte-americano, ou Treasuries, são negociados diariamente em bolsas de valores. Com 21 trilhões de valor em circulação, giram mais de 11...