Bitcoin não vai escapar da regulação, diz presidente do banco central da Suécia

Até que tais regulações sejam implementadas, as autoridades estão correndo atrás de serviços de criptomoedas, como corretoras e carteiras.

Siga no
Stefan Ingves. Imagem: RiskBank
Stefan Ingves. Imagem: RiskBank

Bitcoin se tornou um ativo grande de mais para escapar da regulação – disse o presidente do banco central da Suécia – Stefan Ingves. Ele acredita que à medida que o setor das criptomoedas cresce, mais é provável que atraia mais regulação.

De acordo com a Bloomberg, o presidente do Riksbank afirmou que embora a maioria de seus colegas banqueiros falem abertamente contra as criptomoedas e até alertem os investidores sobre a possibilidade de que eles podem perder dinheiro, Ingves adotou uma abordagem diferente.

“Quando algo fica grande o suficiente, coisas como interesses do consumidor e lavagem de dinheiro entram em jogo. Portanto, há um bom motivo para acreditar que a regulamentação acontecerá”.

Ele acrescentou que a rápida expansão das criptomoedas no ano passado – US $ 2,4 trilhões em seu pico – atraiu a atenção jurídica e regulatória dos bancos centrais.

Ingves disse acreditar que a regulamentação das criptomoedas “provavelmente virá em momentos diferentes em áreas diferentes”, provavelmente à medida que diferentes países entenderem e escolherem como (ou não) integrar as criptomoedas como parte do sistema financeiro central.

A Suécia está entre os poucos países que estão tentando fazer suas próprias moedas digitais. Em abril deste ano, o Riksbank anunciou que estava desenvolvendo a ‘e-krona’, uma moeda digital emitida pelo governo indexada à coroa sueca, já que o “uso de notas e moedas estava em declínio na sociedade”.

No mês passado, o Riksbank anunciou a conclusão da primeira fase do estudo e divulgou um relatório que destacou o declínio contínuo do uso de dinheiro no país.

O banco central da Suécia enfatizou a necessidade de prosseguir com o projeto e facilitar o envolvimento dos atores do mercado que deverão participar dos testes agora e se juntar à rede e-krona no futuro.

Até que tais regulações sejam implementadas, as autoridades estão correndo atrás de serviços de criptomoedas, como corretoras e carteiras.

O ministro dos mercados financeiros da Suécia, Asa Lindhagen, disse que o governo em breve introduziria regulamentações para corretoras de criptomoedas.

Ele disse também que isso faz parte de um “trabalho em andamento em nível internacional” e afirmou que lidar com o risco de lavagem de dinheiro apresentado por criptomoedas é uma “questão muito importante”.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

“Bitcoin é igual o Kenny do South Park, morre, mas sempre volta”, diz diretor...

South Park é um dos desenhos mais famosos dos últimos anos, com um humor adulto e ácido e personagens simples, mas memoráveis. De acordo...
WTF dólar. (Imagem: ShutterStock)

Na surdina, congresso dos EUA introduz emenda que dá mais poder ao FED para...

No dia 28 de julho deste ano uma emenda foi introduzida para votação no Congresso dos EUA. O texto, apoiado pelo democrata Don Beyer, introduz...

Quantas vezes a China já baniu o Bitcoin?

Desde 2009 a China vem brigando para manter o yuan como a única moeda usada no país, proibindo que seus cidadãos tenham qualquer tipo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias