Site bitcoin.org é hackeado, invasores tentam aplicar golpe

O site Bitcoin.org teve seu domínio “roubado” e hackers tentaram aplicar golpes.

Siga no

Na madrugada desta quinta-feira (23), o site Bitcoin.org sofreu um ataque hacker, cujo domínio do site, ou seja, endereço, foi dominado por hackers.

Ao acessar o site aparecia uma mensagem para enviar bitcoins para uma carteira, com a promessa de que o valor seria retribuído em dobro.

Imagem
Falsa promessa feita por hackers no site do “Bitcoin.org”

O Bitcoin.org é um projeto de código aberto, que visa apoiar o desenvolvimento do bitcoin. No entanto, o endereço tomado pelos hackers conseguiu arrecadar cerca de 18 mil dólares no falso esquema de doação, segundo o Blockchain Explorer.

Ataque DDoS

Em julho deste ano, o site já havia enfrentado outro tipo de ataque, onde os hackers exigiram 0,5 bitcoins para que os serviços fossem restaurados ao normal.

Um ataque DDoS é quando tentam deixar os recursos de um site ou sistema indisponíveis para os usuários. O ataque busca tornar sites indisponíveis para acesso, o sistema do site não é invadido, mas há uma sobrecarga e o mesmo fica invalidado.

Busca pela solução

A notícia movimentou fortemente a comunidade bitcoin no Twitter, que buscava por explicações. Um dos colaboradores do Bitcoin Core, Mat Corallo, conseguiu se comunicar com a empresa que faz a hospedagem do domínio Bitcoin.org, e a mesma conseguiu retirar temporariamente o site do ar.

No entanto, o operador do site Bitcoin.org, conhecido como Cobra, questionou a empresa de segurança Cloudflare sobre os serviços prestados. Aparentemente, a segurança de ataques DDoS do Bitcoin.org estava na responsabilidade da Cloudflare.

“Bitcoin.org nunca foi hackeado. E então passamos para o Cloudflare e, dois meses depois, somos hackeados. Você pode explicar para onde está direcionando meu tráfego também? Porque meu servidor real não obteve nenhum tráfego durante o hack.@Cloudflare@eastdakota”

Mesmo com as medidas imediatas tomadas, o site poderá ficar fora do ar por um tempo, até que os responsáveis encontrem a melhor solução.

Bitcoin permanece intacto

Notícias como essa podem abalar um pouco a comunidade, mas é importante destacar que isto nada afeta na rede do Bitcoin, que continua funcionando normalmente. Os sites ou serviços de terceiros relacionados ao Bitcoin não tem ligação direta com a rede.

É impossível “hackear” a blockchain e tentar aplicar um golpe no sistema, graças ao mecanismo da Prova de Trabalho (Proof-of-Work) realizado pela rede. Além disso, o Bitcoin foi projetado para ser um sistema autossustentável, portanto, mesmo que alguns agentes maliciosos tentassem atacá-la, a rede se ajustaria para permanecer funcionando sem prejuízo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Eduarda Lobatohttp://eduarda.substack.com
Libertária e entusiasta de Bitcoin, Blockchain e outras tecnologias relacionadas ao mundo cripto.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias