Bitcoin, ouro e S&P 500 oscilam com aumento da taxa de juros do Fed

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Fonte: YouTube / Reprodução
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Fonte: YouTube / Reprodução

Tentando controlar a maior inflação do dólar das últimas quatro décadas, atualmente em 7,9%, o Federal Reserve aumentou a taxa de juros nesta quarta-feira (16). Com isso, tanto o Bitcoin quanto ouro e o S&P 500 tiveram uma ligeira baixa após o anúncio, contudo os preços de ambos voltaram a subir logo depois.

Com mais detalhes, o Bitcoin chegou a cair 2,84%, tocando a faixa dos 39.300 dólares, porém já está sendo operado acima dos 40.000 dólares. O ouro perdeu 1,12% de seu valor em menos de vinte minutos, contudo já está sendo negociado acima do preço na hora do anúncio do Fed.

Enquanto isso, o S&P 500, índice de quinhentos ativos cotados em bolsas americanas, teve o mesmo curso, caindo 1,5% com o anúncio e retornando à sua faixa de preço anterior rapidamente.

No momento desta redação, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, está respondendo a perguntas de jornalistas ao vivo no YouTube.

Fed aumenta taxa de juros, mercado segue estável

Embora fosse esperado que tanto ativos tradicionais como ouro e S&P 500 quanto o Bitcoin caíssem com o anúncio do Fed, ambos apresentaram uma boa resposta apesar de uma ligeira queda inicial.

O motivo pode estar relacionado a antecipação do mercado, já prevendo um aumento na alta dos juros. Além disso, o aumento foi pouco quando comparado a atual inflação do dólar, com este aumento não sendo suficiente para ter controle sobre a mesma.

Previamente entre 0 e 0,25%, a taxa de juros americana saltou para valores entre 0,25% e 0,5%, o primeiro aumento desde 2018. Contudo, é esperado que o Fed gradualmente aumente este número ao longo deste ano.

Apesar disso, investidores não parecem acreditar que os atuais números sejam agressivos o bastante para controlar a inflação, hoje em 7,9% e distante dos 2% desejados pelo Fed. Os gráficos abaixo mostram os movimentos de preço do Bitcoin, ouro e S&P 500.

Movimento do Bitcoin (BTC) após anúncio do Federal Reserve. Fonte: TradingView
Movimento do Ouro (XAU) após anúncio do Federal Reserve. Fonte: TradingView
Movimento do S&P 500 (SPX) após anúncio do Federal Reserve. Fonte: TradingView

Portanto, o aumento da taxa de juros pode não ter passado tanta confiança a ponto dos investidores sentirem-se seguros com o dólar. Preferindo continuar buscando ativos que os protejam contra a inflação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias