Hoje é o 9º aniversário da primeira compra de um produto realizada com Bitcoin, a infame transação de 10 mil bitcoins (na época valiam 40 dólares) que viu o programador Laszlo comprar duas pizzas.
O herói do evento foi Laszlo Hanyecz, que agora é mais conhecido como “o cara da pizza do Bitcoin”. Ele recentemente deu sua primeira entrevista televisionada.
Laszlo se tornou um verdadeiro herói porque conseguiu provar que, mesmo em um estágio tão inicial, as transações diárias usando Bitcoin poderiam ser bem-sucedidas. Dado o valor atual de preço do Bitcoin, que é de cerca de US $ 8.000, significa que esse cara gastou quase US $ 80 milhões (R$ 322 milhões). Foram duas pizzas bastante caras, devemos admitir.
Ao longo dos anos Laszlo gastou cerca de 100.000 bitcoins em pizzas, o que poderia valer hoje algo em torno de US $ 800 milhões. Mas em sua entrevista recente, ele afirmou que não se arrepende.
“Há noites em que você acorda” e você pensa: “eu poderia ter $ 800 milhões… se não tivesse comprado aquelas pizzas?”, Perguntou o entrevistador Anderson Cooper. A resposta de Hanyecz foi:
“Eu acho que pensar assim é… não é muito bom para mim.”
Embora ele admita que tenta não pensar em quão rico ele poderia ser agora, ele também aponta que está orgulhoso de ter sido um defensor da criptomoeda no seu estágio inicial.
Ele também destaca que suas compras controversas contribuíram para a legitimação da moeda digital. Em 2010, não era uma tarefa fácil comprar coisas com Bitcoin, não apenas por causa de seu valor extremamente baixo, mas devido ao fato de que as pessoas simplesmente não entendiam o que era.
Nove anos se passaram e os 10 mil bitcoins que valiam US $ 40 agora valem cerca de 80 milhões de dólares, ou, 322 milhões de reais. Veja 8 coisas que 10.000 bitcoins pode comprar hoje em dia.