Bitcoin é a única salvação para crise monetária na Turquia

Embora tenha passado por reformulações desde a sua criação, seu poder de compra vem caindo fortemente desde a década de 70 quando o Padrão Ouro foi abandonado de forma universal.

Siga no

Conforme a Lira Turca (TRY) vem perdendo valor, não apenas nos últimos dias como desde a sua criação, o Bitcoin pode ser a única salvação para turcos que pretendem salvar-se economicamente.

Com quedas expressivas em qualquer período analisado, as pessoas só usam a lira turca porque são obrigadas pelo governo. Caso contrário, não teria serventia nem como papel higiênico. O mesmo fenômeno é notado em qualquer outra moeda fiduciária.

Mesmo com o dólar americano sendo a moeda fiduciária mais utilizada no mundo, como reserva de valor e para negociações internacionais, a sua impressão desenfreada faz com que ela não seja um ativo tão bom assim. Isso pode ser visto de melhor forma quando comparamos o USD ao BTC.

Lira turca esta caindo… desde sempre

Embora tenha passado por reformulações desde a sua criação, seu poder de compra vem caindo fortemente desde a década de 70 quando o Padrão Ouro foi abandonado de forma universal.

Já a queda recente esta associada a eventos militares, como guerras contra Iraque e Síria, assim como a queda do turismo por conta da pandemia da Covid-19 nos últimos anos. O bom do Bitcoin é que ele é apolítico e global.

Nos últimos três meses, a lira turca despencou 31,37% em relação do dólar americano. Quando analisamos um período maior, a situação é mais crítica, 85,62% desde janeiro de 2013. A perda é ainda maior caso olharmos para períodos anteriores.

TRY/USD, diário, últimos três meses. Fonte: TradingView

TRY/USD, mensal, últimos 8 anos. Fonte: TradingView

Embora o dólar americano (USD) pareça uma boa opção ao olhar para estes gráficos, vale lembrar que o dólar americano está vivendo o seu pior período de inflação das últimas décadas. Ou seja, a única saída é o Bitcoin.

Dólar parece a Lira Turca quando comparado ao Bitcoin

Apesar de estarmos acostumado a ver o gráfico BTC/USD, é importante analisarmos o gráfico de maneira inversa, ou seja, USD/BTC. Desta forma vemos que o dólar americano parece a lira turca quando comparado ao bitcoin.

USD/BTC, últimos 5 anos. Fonte: Google Finanças

Nos últimos 5 anos, o USD perdeu 98,71% de seu valor em relação ao BTC. Este número é ainda maior, e difícil de ser calculado, quando pegamos esta cotação desde os primeiros anos do BTC, quando valia apenas alguns centavos.

Será que o Bitcoin está caro ou as moedas fiduciárias estão baratas? A alta procura pelo BTC, em qualquer lugar do mundo, é a reação natural de pessoas que estão cansadas de ver o seu dinheiro perdendo poder de compra. Por conta disso, alguns analistas afirmam que 1 Bitcoin pode valer 1 bilhão de dólares no futuro.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Homem com capacete de alumínio chamando Bitcoin de Fake News

“Bitcoin é lixo, prefiro Shiba Inu e Dogecoin”, diz ex-político holandês

Para um ex-político holandês que ficou rico com Dogecoin, as criptomoedas inspiradas em cachorro DOGE e SHIBA são melhores que o Bitcoin. o Milionário...

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias