Bitcoin é a única salvação para crise monetária na Turquia

Embora tenha passado por reformulações desde a sua criação, seu poder de compra vem caindo fortemente desde a década de 70 quando o Padrão Ouro foi abandonado de forma universal.

Conforme a Lira Turca (TRY) vem perdendo valor, não apenas nos últimos dias como desde a sua criação, o Bitcoin pode ser a única salvação para turcos que pretendem salvar-se economicamente.

Com quedas expressivas em qualquer período analisado, as pessoas só usam a lira turca porque são obrigadas pelo governo. Caso contrário, não teria serventia nem como papel higiênico. O mesmo fenômeno é notado em qualquer outra moeda fiduciária.

Mesmo com o dólar americano sendo a moeda fiduciária mais utilizada no mundo, como reserva de valor e para negociações internacionais, a sua impressão desenfreada faz com que ela não seja um ativo tão bom assim. Isso pode ser visto de melhor forma quando comparamos o USD ao BTC.

Lira turca esta caindo… desde sempre

Embora tenha passado por reformulações desde a sua criação, seu poder de compra vem caindo fortemente desde a década de 70 quando o Padrão Ouro foi abandonado de forma universal.

Já a queda recente esta associada a eventos militares, como guerras contra Iraque e Síria, assim como a queda do turismo por conta da pandemia da Covid-19 nos últimos anos. O bom do Bitcoin é que ele é apolítico e global.

Nos últimos três meses, a lira turca despencou 31,37% em relação do dólar americano. Quando analisamos um período maior, a situação é mais crítica, 85,62% desde janeiro de 2013. A perda é ainda maior caso olharmos para períodos anteriores.

TRY/USD, diário, últimos três meses. Fonte: TradingView

TRY/USD, mensal, últimos 8 anos. Fonte: TradingView

Embora o dólar americano (USD) pareça uma boa opção ao olhar para estes gráficos, vale lembrar que o dólar americano está vivendo o seu pior período de inflação das últimas décadas. Ou seja, a única saída é o Bitcoin.

Dólar parece a Lira Turca quando comparado ao Bitcoin

Apesar de estarmos acostumado a ver o gráfico BTC/USD, é importante analisarmos o gráfico de maneira inversa, ou seja, USD/BTC. Desta forma vemos que o dólar americano parece a lira turca quando comparado ao bitcoin.

USD/BTC, últimos 5 anos. Fonte: Google Finanças

Nos últimos 5 anos, o USD perdeu 98,71% de seu valor em relação ao BTC. Este número é ainda maior, e difícil de ser calculado, quando pegamos esta cotação desde os primeiros anos do BTC, quando valia apenas alguns centavos.

Será que o Bitcoin está caro ou as moedas fiduciárias estão baratas? A alta procura pelo BTC, em qualquer lugar do mundo, é a reação natural de pessoas que estão cansadas de ver o seu dinheiro perdendo poder de compra. Por conta disso, alguns analistas afirmam que 1 Bitcoin pode valer 1 bilhão de dólares no futuro.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias