Bitcoin só será reserva mundial se atravessar período doloroso, diz pesquisador

Mesmo com empresas e pessoas interessadas em adquirir moeda digital, um eventual plano de moeda mundial pode ainda estar longe.

Empresário segurando mundo digital com Bitcoin mundial
Empresário segurando mundo digital com Bitcoin

A confiança no bitcoin como moeda tem crescido, principalmente como reserva mundial de valor. Para um pesquisador, na prática, a realidade poderia estar um pouco mais distante.

Como moeda, o bitcoin tem que se provar como reserva de valor, unidade contábil e meio de pagamento. Essas seriam as características básicas para que a primeira criptomoeda do mundo alcance o status que sua comunidade tanto almeja.

Contudo, até que o bitcoin seja realmente considerado uma das maiores moedas, muito tempo pode ser necessário. De acordo com Michel Rauchs, pesquisador afiliado da Universidade de Cambridge, podem demorar décadas para que o bitcoin alcance essa realidade.

Bitcoin ainda pode demorar para se tornar reserva de valor mundial

A adoção a tecnologia do bitcoin de fato aumentou nos últimos meses. Empresas grandes colocaram a moeda digital em seus balanços contábeis e pessoas seguem vendo valor.

Como reserva de valor, o bitcoin foi um importante ativo ao longo de 2020, marcado por uma crise sanitária. Com muitos investidores novos no mercado, o preço do bitcoin valorizou mais de 300% em único ano, protegendo e aumentando o patrimônio de seus apoiadores.

No entanto, para quem imagina que o bitcoin esteja próximo de se tornar uma reserva mundial, a realidade pode ser outra. De acordo com Michel Rauchs, o bitcoin deverá primeiro ser aceito como principal meio de troca internacional.

Para isso, o pesquisador garante que a moeda deverá enfrentar um longo e doloroso período de testes. Isso, é claro, caso aconteça.

“Bitcoin não pode se tornar a próxima moeda de reserva do mundo sem primeiro passar pelo longo e doloroso processo de se estabelecer como o principal meio de troca aceito internacionalmente”, afirmou Michel.

Ele explicou que o dólar está tão enraizado nas finanças atuais, que poderá demorar décadas para que alguma moeda consiga conduzir uma transição.

“O dólar americano está tão arraigado no sistema monetário, financeiro e bancário internacional de hoje, bem como no comércio global e nas cadeias de abastecimento, que uma transição para um novo ativo de reserva parece improvável em nossa vida. Leva décadas para construir essa posição”, considera o pesquisador.

Fundador da Paradigma e pesquisador de Finanças Alternativas na Universidade de Cambridge, Michel acompanha de perto o mercado de criptomoedas hoje.

Aspecto militar dos Estados Unidos não deve ser desconsiderado

Apesar de o Dólar ser a reserva de valor mundial hoje, o lastro da moeda tem forte ligação com o poderio militar dos Estados Unidos. Dessa forma, Michel acredita que embora economicamente viável substituir a reserva mundial para um padrão bitcoin ou ouro, o poderio militar é algo a ser considerado.

Em sua preocupação, Michel ainda apontou que muitas moedas que tentaram se estabelecer como padrão mundial, falharam no processo. Ou seja, ninguém poderia garantir hoje que, o bitcoin ou ouro, se tornarão reservas mundiais de valor.

Apesar das desconfianças, o CEO do Twitter e Jay-Z uniram esforços para tentar tornar o bitcoin como a moeda padrão da internet.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias