Bitcoin tem data de validade, diz usuário que descobriu espécie de “bug do milênio”

81.715 anos

Moeda de bitcoin e engrenagens
Moeda de bitcoin e engrenagens

Jared Pierce, um entusiasta das criptomoedas, revelou que o Bitcoin tem uma data de validade. Na ocasião, Pierce afirma que este é como o “bug do milênio”, problema enfrentado por computadores na virada de 1999 para 2000.

Tal bug do milênio teve origem no modo como o sistema de datas foi construído nos sistemas operacionais. Resumindo, a chegada do ano 2000 faria com que a data de alguns computadores voltasse de 1999 para 1900, podendo ter consequências graves em diversos setores.

Já no Bitcoin, existe um limite máximo de blocos a serem criados. Em outras palavras, é como uma data de validade, afinal, sem blocos não há transações.

Qual a data de validade do Bitcoin?

Segundo Jared Pierce, o número máximo de blocos é de 2^32 — 2 elevado na 32 potência —, o que resulta em um número máximo de 4.294.967.296 blocos.

“Um bug no bitcoin bastante significativo foi descoberto. Descrito como um bug do estilo bug do milênio, Satoshi não planejou dígitos suficientes na altura do bloco. Para aqueles que são mais técnicos, a altura máxima é […] 2^32 – 1. Não é suficiente!”

Em outros números, são quase 4,3 milhões de blocos. Conforme cada um deles é encontrado a cada 10 minutos, em média, isso significa ~42.949.672.960 minutos. Ou seja, a data de validade do Bitcoin é de cerca de 81.715 anos.

Obviamente você já entendeu o ponto aqui, o Bitcoin foi feito para durar muito tempo, diferente de moedas fiduciárias que raramente completam um século devido à inflação, e este tweet é uma brincadeira.

Cuidado com o FUD

Assim como o bug do milênio, que causou mais pânico do que problemas reais, o tweet de Pierce é, na verdade, um alerta para que as pessoas não caiam em um FUD, sigla em inglês para medo, incerteza e dúvida.

“Para estar seguro, você deve aprender o máximo possível sobre bitcoin e parar de procurar por FUD, seu idiota ingênuo”

Afinal é difícil imaginar como o mundo estará daqui a 81.715 anos, e caso o Bitcoin permaneça vivo por tantos milênios, é provável que alguém arrume este problema antes. Aproveitando a brincadeira, alguns usuários já estão pedindo a abertura de um BIP, ou seja, uma proposta de melhoria do Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias