Bitcoin é uma ameaça ao Dólar, afirma deputado americano

Tecnologia pode superar maior moeda do mundo?

Siga no
Bitcoin e Estátua da Liberdade nos EUA (Nova York)
Bitcoin e Estátua da Liberdade nos EUA

O deputado Brad Sherman, que estava no congresso dos EUA durante a audição de Mark Zuckerberg, avisou que o Bitcoin é uma ameaça ao Dólar. Para Sherman, não há problemas com o Dólar como moeda, e que o mundo deve entender isso.

Além disso, para Brad, criptomoedas são feitas para criminosos e quem quer lavar dinheiro. O Facebook foi representado por Mark Zuckerberg no Congresso dos EUA, na tentativa de defender o projeto Libra. Brad já havia, ainda em 2019, solicitado que todas as criptomoedas fossem banidas.

Deputado teme que Bitcoin seja uma grande ameaça ao Dólar

Deputado pelo partido democrata, Brad Sherman atua no Congresso dos EUA desde 1997. Como é um representante da Califórnia, Brad sabe bem dos desafios das inovações tecnológicas, visto que é nesse estado o famoso Vale do Silício, capital da tecnologia nos EUA.

Entretanto, surpreende que o deputado seja um cético em relação às criptomoedas. Um dos ataques de Brad à tecnologia foi em maio, quando pediu que as moedas digitais fossem banidas.

Em outubro, o deputado teve a oportunidade de conversar com Mark Zuckerberg no congresso dos EUA. O tema era a Libra, mas sobrou até para outras criptomoedas, como o Bitcoin, na ocasião.

Para Brad, as criptomoedas só funcionam para quem não precisa utilizar o Dólar como moeda. Ao afirmar isso, o deputado afirmou que tais pessoas seriam traficantes, terroristas e sonegadores de impostos. Brad é um deputado que confia no sistema financeiro de seu país, afirmando que não há modelo melhor que este no mundo.

Dólar é uma boa reserva de valor?

Para o entusiasta do Dólar, Brad Sherman, o USD é a maior reserva de valor do mundo. Ou seja, quem mantém dólar no portfólio de investimentos, tende a ter pouca perda no poder de compra com o tempo. Essa opinião de Brad, entretanto, possui divergências entre analistas.

O Banco Central brasileiro, por exemplo, possui reserva de valor composta por Dólar. A exposição a essa moeda faz com que o governo brasileiro não fique exposto à volatilidade cambial. Atualmente, parte das reservas do BC do Brasil estão sendo vendidas, com expectativa de impacto na taxa de juros da economia.

Em comparação com o Bitcoin, o Dólar poderia não possuir a mesma qualidade de reserva de valor. O Bitcoin, para alguns entusiastas, já é considerado o ouro digital. Isso dá, comparando com o ouro, uma vantagem para a moeda digital. Cabe o destaque que o ouro tem sido utilizado como reserva de valor há muitos séculos.

Neste ponto, a fala do deputado Sherman faz sentido, ao imaginar que o Bitcoin é uma melhor reserva de valor que o Dólar. Além disso, a facilidade no transporte também é uma vantagem para as criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Idoso segurando Bitcoins aposentadoria

Empresa passa a oferecer aposentadoria com Bitcoin

Uma parceria entre três empresas do mercado de criptomoedas possibilitou a criação de um produto de aposentadoria com Bitcoin. Os planos de aposentadoria, normalmente chamados...

Líder de pirâmide com Bitcoin é solto e volta a aplicar golpes prometendo lucros

Mesmo depois de ter sido preso e indiciado pela Polícia Civil, o dono da pirâmide financeira "Medina Bank", Izaltino Medina Filho, de 60 anos,...

Modelo do Instagram vende seu “amor” em forma de criptomoeda

O mercado dos tokens não-fungíveis (NFTS) realmente se tornou uma grande moda nos últimos meses, sendo uma forma que muitos escolheram para vender peças...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias