A personalidade dos Bitcoinheiros brasileiros

Então nós, bitcoinheiros brasileiros, somos em média um pouco menos intuitivos e extrapoladores que os gringos. Nós, em média, pensamos de uma forma mais concreta.

Siga no
Bitcoinheiros. Imagem: Youtube
Bitcoinheiros. Imagem: Youtube

Este texto é a conclusão do artigo “A personalidade de um Bitcoinheiro”. Nele, eu havia colocado um link para um formulário em que pedi para que as pessoas dissessem qual a sua personalidade Myer-Briggs. Este pedido também foi replicado no Twitter. 

Um total de 140 pessoas atenderam ao chamado até agora, o que é um número bem superior ao que eu imaginava obter. Então valeu pessoal, tamo junto! Ainda assim, esse número não é um número ideal e eu vou deixar o formulário aberto para ver se mais pessoas vão preenchendo. Essa base de dados é enviesada pelo perfil dos usuários do Twitter.

Se quiserem, façam este teste aqui e me mande seu resultado neste formulário aqui.

Analisando os dados nacionais

Foram 140 respostas. Destes, 95 pessoas (67,9%) se consideram Bitcoinheiros Maximalistas, 43 pessoas (30,7%) investem em Bitcoin e em altcoins e 2 pessoas (1,4%) investem somente em altcoins. 

Bitcoinheiro Brasileiro
Bitcoinheiro Brasileiro

Os principais dados que merecem destaque foram:

  • 40% destas pessoas (56) são INTJ (19,3% – 27 pessoas) e INTP (20,7% – 29 pessoas);
  • 72% destas pessoas (101) são introvertidas (I na primeira letra);
  • 71% destas pessoas (100) são pensadoras, pessoas que lidam com as emoções de maneira mais racionais do que emocional (T na terceira letra);
  • 71% das pessoas (100) são intuitivas (N na segunda letra), que significa que as pessoas processam as informações do mundo tecendo cenários e pensando em hipóteses abstratas. (A parte 1 deste texto possui uma explicação mais detalhada desse traço de personalidade).
Bitcoinheiro Brasileiro
Bitcoinheiro Brasileiro

Analisando o conjunto geral de dados

O Brandon Quitten não publicou os dados originais, só as porcentagens. Então o melhor que eu consegui fazer uma comparação entre os dados nacionais e gringos, e não juntar as duas bases de dados para ter uma amostragem maior.

Então, a seguir é apresentada uma comparação entre as comunidades bitcoinheiras nacionais e gringas.  

Existem semelhanças notáveis e diferenças consideráveis entre as duas populações analisadas. 

Esta planilha pode ser vista em detalhes clicando <a href="https://docs.google.com/spreadsheets/d/1bmAAvxcxB_j052ULEsJkRmwJs_xK8OfelLyJlQ1Cq1U/edit?usp=sharing">aqui </a>
Esta planilha pode ser vista em detalhes clicando aqui

O principal resultado que eu observo é que o mesmo padrão macro, com as duas personalidades mais frequentes sendo INTJ(Arquiteto) e INTP (Lógico), é observado nas duas populações.

Outra coisa que chama a atenção é que as personalidades com características I, N e T (introvertido, intuitivo e pensador) são significativamente mais frequentes que as personalidades com características E, S e F (extrovertido, observador e sentimental). 

Os traços J ou P (julgador ou explorador) estão mais ou menos distribuídos em igualdade nas comunidades bitcoinheiras e os bitcoinheiros podem ser tanto Js como Ps. São 71 Js na comunidade nacional e 69 Ps, enquanto que na comunidade gringa são 50,9% de Js contra 49,1% de Ps.  

Existem duas discrepâncias entre os dados obtidos nas duas comunidades maiores de 5%:

  • Na comunidade nacional, “apenas” 19,3% dos bitcoinheiros são INTJs, enquanto que na comunidade gringa são 29%, uma divergência de 9,7%. 
  • Na comunidade nacional existem 8,6% de ISTJs, enquanto que na comunidade gringa são somente 1,4%. 

Os perfis analistas (personalidades que são tanto N como Ts, ou seja, intuitivos e pensadores) são a maioria dos perfis nas duas comunidades. Entretanto, na comunidade nacional, eles representam “somente” 52,1%, enquanto na gringa eles são 67,8%.

Somando os diplomatas (Ns), temos todas as personalidades intuitivas. No Brasil todas as personalidades que são intuitivas representam 71% da população, enquanto na comunidade gringa essas personalidades representaram 94,5%. 

A principal diferença entre as duas comunidades está justamente entre os INTJs (Logísticos) e os ISTJs (Arquitetos). Na comunidade gringa existem mais Arquitetos e na nacional mais Logísticos, de resto os dados são bem semelhantes.

Será que isso significa que existe uma diferença cultural entre a comunidade gringa, e portanto com uma cultura mais americanizada e globalizada para a cultura nacional que gera traços distintos de personalidade? 

A diferença entre os INTJs e os ISTJs está na maneira de processar informação. Os arquitetos são intuitivos (extrapoladores) e pensam em cenários hipotéticos, enquanto os logísticos são observadores e preferem focar no presente e em coisas concretas.

Então nós, bitcoinheiros brasileiros, somos em média um pouco menos intuitivos e extrapoladores que os gringos. Nós, em média, pensamos de uma forma mais concreta.

Esse resultado me parece coerente. Faz sentido imaginar que por aqui as pessoas pensam menos no futuro e em cenários hipotéticos. Isso é um luxo e hábito de quem tem o presente mais resolvido que um brasileiro médio.

De fato, nas 4 personalidades Sentinelas e em 3 de 4 personalidades Exploradores, que são personalidades Ss e não Ns (e portanto são observadores e não intuitivos), a comunidade nacional sempre teve números mais elevados. 

Como o Saifedean Ammous escreve no Padrão Bitcoin, a preferência temporal de um povo está diretamente relacionada com a força da moeda que ele utiliza. É interessantíssimo notar que a única diferença real observada entre a população nacional e a gringa é que os brasileiros não pensam tanto no longo prazo e estão mais focados no presente. Ou, nas palavras do Betinho, “Quem tem fome, tem pressa”. 

Sintetizando

Os dados obtidos na comunidade nacional são bastante similares aos dados obtidos na comunidade internacional. Os mesmos padrões macros podem ser atribuídos a um bitcoinheiro médio em ambas as comunidades.

Bitcoinheiros são: introvertidos, intuitivos e pensadores, enquanto que a população geral apresenta, em média, uma taxa menor de pessoas com essas características. 

A principal diferença observada entre a população gringa e a nacional foi que os gringos são mais intuitivos que os brasileiros. Isso é observado tanto na diferença entre os Arquitetos e os Logísticos descritas acima, como no fato de que em todas as personalidades Sentinelas e praticamente todos os Exploradores, personalidades que são observadoras e não intuitivas, são mais comuns entre a comunidade nacional do que entre os gringos. 

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leta (Explica Bitcoin)
Apenas um pleb estudando o Bitcoin.
PRF prendeu suspeito de golpe com Bitcoin no Pará /Divulgação

PRF prende homem que deu golpe de R$ 100 milhões com Bitcoin

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem acusado de aplicar um golpe de R$ 100 milhões com Bitcoin no Brasil. Como o Bitcoin...
Símbolo da Binance em aplicativo

Binance se une a Microsoft e IBM em aliança blockchain de Portugal

A corretora Binance expande sua presença em Portugal, se unindo a uma aliança local com a presença até da Microsoft e IBM, entre outras...

Entenda o que é Smart Contract, a tecnologia que veio pra ficar!

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas e nosso cotidiano. Carros autônomos, robôs...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias