Erro faz corretora vender Bitcoin com 88% de desconto

Corretora mandou clientes devolverem moedas e ameaçou processar quem não devolver.

Siga no
CEO da corretora explicando erro
CEO da corretora explicando erro

A maior corretora de criptomoedas do sudeste da Ásia, PDAX, que tem sede nas Filipinas, enfrentou uma falha técnica e acabou colocando à venda bitcoins por apenas US $ 6.000 (R$ 32 mil). A moeda digital que era negociada em todo mundo na faixa de 55 mil dólares ficou com um “desconto” de 88% e vários usuários aproveitaram da situação.

Na última terça-feira (16), durante uma manutenção programada, o preço da criptomoeda na corretora caiu para 6 mil dólares, vários usuários conseguiram comprar e sacar os bitcoin para carteiras externas antes que a empresa se desse conta da situação e suspendesse os saques.

Aqueles usuários que compraram o ativo com desconto e não sacaram, tiveram seus saldos revertidos e contas bloqueadas.

A empresa exigiu que aos clientes que compraram a moeda com o preço abaixo do mercado devolvessem os bitcoins, ameaçando processar todos que optarem pela não devolução.

Exchange manda clientes devolverem bitcoins

O CEO da exchange, Nichel Gaba, falou sobre o incidente em uma entrevista coletiva. Segundo ele, o erro do sistema não foi devido a um hack, mas a uma “falha” técnica causada por um grande aumento na atividade comercial.

Nas redes sociais surgiram relatos de clientes que tiveram suas contas bloqueadas com uma exigência da devolução e ameaça de processo.

Um cliente PDAX compartilhou no Reddit que conseguiu sacar os bitcoins comprados na plataforma por preços baixos. Ele recebeu uma carta e um SMS da corretora exigindo a devolução das moedas.

“Depois de quase 24 horas, eles me enviaram um SMS solicitando que eu devolvesse os bitcoins, ou eles ‘podem ser obrigados a entrar com ações legais contra mim.'”,  disse um usuário que acredita que sua compra está dentro de seus direitos, por não violar nenhuma lei ou regra dos termos de uso da plataforma.

Usuário relatando caso no reddit
Usuário relatando caso no reddit

Email enviado pela corretora exigindo devolução dos bitcoins
Email enviado pela corretora exigindo devolução dos bitcoins

Clientes não querem devolver bitcoins

Um advogado que representa os usuários comentou sobre o assunto no Facebook. De acordo com ele, a PDAX optou por bloquear os usuários de suas contas porque não pode reverter unilateralmente as transações.

“A transação comercial de nosso cliente foi legítima sob as leis aplicáveis, casos decididos e, claro, de acordo com os próprios termos e condições / contrato de uso da PDAX .”

Um comunicado oficial da PDAX afirma que 95% das contas foram restauradas, mas de acordo com o relatório, muitos usuários ainda estão sem acesso às suas contas.

O CEO da empresa também disse que aqueles que compraram a moeda e ainda não sacaram, não conseguirão, porque “os bitcoins não são da corretora”.

“É muito compreensível que muitos usuários fiquem chateados por terem conseguido comprar o que achavam que havia um pedido de Bitcoin a preços muito baixos. Mas, infelizmente, os bitcoins subjacentes nunca estiveram em posse da corretora”, disse o CEO da PDAX.

Agora deve haver uma batalha legal, com vários clientes processando a empresa por bloquear os bitcoins e a própria empresa processando os clientes que sacaram os fundos.

“Usuários que pretendem entrar com ações judiciais ou estão muito chateados, todos têm o direito de proteger seus direitos da maneira que acharem melhor. Como empresa, tudo o que o PDAX está garantindo ao público é que tudo o que estamos fazendo e continuamos a fazer estará de acordo com a lei e os regulamentos aplicáveis​​”, concluiu ele.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

“Bitcoin não me atrai”, diz André Esteves do BTG Pactual em áudio vazado

Um áudio vazado de uma conversa de André Esteves, banqueiro do BTG Pactual, deixou claro a opinião dele sobre o Bitcoin como um investimento. O...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

China pode estar planejando cancelar proibição do Bitcoin

A China tem sido um dos países que mais aparece nos holofotes do setor financeiro, seja ele o tradicional ou então o criptomercado. Com...

Alemanha vai leiloar R$ 75,2 milhões em Bitcoin

O leilão de criptomoedas realizados por diferentes governos tem sido algo cada vez mais comum, e desta vez um estado da Alemanha vai leiloar...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias