Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

Presidente da rede social afirmou que inovação está alinhada com a tecnologia das criptomoedas.

-

Siga no
Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)
Twitter/Pixabay
Anúncio

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia blockchain é parte do futuro do Twitter.

O Oslo Freedom Forum é um evento importante, parte de uma série de eventos globais apresentados pela Human Rights Foundation (HRF). No debate com o CEO do Twitter, inclusive, quem moderou foi o venezuelano Thor Halvorssen, presidente da HRF.

Assim o assunto começou com Thor e Jack falando sobre liberdade e como o Twitter tem ajudado na causa. O evento é o mais importante da organização HRF, organizado anualmente.

Twitter é uma ferramenta para quem busca liberdade, lembrou CEO

Anúncio

Embora atravesse um momento delicado no Twitter, com algumas regras em suas políticas de privacidade afastando os tailandeses, por exemplo, a rede social ainda é uma referência. Durante sua participação no Oslo Freedom Forum 2020, Jack fez questão de lembrar a história da rede social.

Em seus primórdios, o Twitter recebeu principalmente jornalistas e ativistas. Com a rede eventualmente crescendo, mais pessoas buscaram se interagir no local.

Todavia, Jack afirmou que não esperava receber esse perfil de usuários na rede. Dessa forma, ao ver seu público, o Twitter passou a buscar inovações, principalmente de pseudonimato.

O CEO do Twitter lembrou então que todas as ferramentas que foram construídas até aqui levam isso em consideração. De acordo com Jack, o principal desafio do Twitter hoje é tratar as informações verdadeiras, separando o que é falso. Manter o pseudonimato é um dos desafios dessa etapa.

Pseudonimato é diferente de anonimato, lembrou Jack

Questionado sobre governos autoritários criarem conta e disseminarem fake news pelo Twitter, Jack respondeu. Em virtude de permitir a criação de perfis pseudoanônimos, o CEO do Twitter não acredita que o anonimato seja bom.

Ele entende que muitos países criam sim perfis anônimos e, com ajuda até de bots, tentam influenciar opiniões públicas. No entanto, a época em que o Twitter não conseguia reagir a essa ameaça passou.

Segundo Jack, a rede social hoje consegue identificar padrões de contas que disseminam informações falsas. Colocando o Twitter como passos a frente da desinformação, Jack Dorsey deixou claro que estão sempre atualizando esses mecanismos.

Como resultado, Jack deixou claro que segurança digital não é um assunto que tem fim. Para ele, o Twitter quer seguir o espírito do Bitcoin, que é ser um ecossistema confiável dentro da internet.

Bitcoin e blockchain é o futuro da internet e do Twitter

De acordo com Jack, a maneira mais segura de evitar censura na internet hoje é usando mecanismos inovadores. Desse modo, soluções que usam a infraestrutura do Bitcoin e blockchain deverão dar as chaves para a própria população.

Com a chave em mãos, o povo poderá conversar livremente pela internet, algo que é a visão do Twitter. Em dado momento, Thor questionou Jack sobre como anda o desenvolvimento com blockchain da nova rede social da empresa.

A princípio Jack deixou claro que o potencial das criptomoedas é enorme para criar uma nova internet. Ao passo que empresas como Google, Facebook, e até o Twitter, hoje controlam o espaço, Jack espera que no futuro seja tudo descentralizado.

Por fim, ele disse que hoje procura um líder para o protocolo e a equipe já teria cinco pessoas contratadas. A expectativa é que no futuro esse protocolo, independente do Twitter, dê acesso universal a informação para as pessoas, com uso da blockchain.

Assista na íntegra a fala de Jack no vídeo abaixo:

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Últimas notícias

PF pode usar blockchain para identificar pessoas

Uma ferramenta blockchain que identifica pessoas será apresentada para delegados da PF, que pode começar a usar solução caso interesse. Na tarde desta quarta-feira (21),...

Trader de Bitcoin foi preso após fraudar auxílio emergencial

Um alegado trader de Bitcoin brasileiro foi preso em operação policial após suspeitas de que ele fraudou o auxílio emergencial. O caso aconteceu na...

Coluna do TradingView: BTC rompe os 12k

Segundo teste em 12mil dólares em 65 dias. Confira o que estão pensando os analistas do TradingView ESID Por incrível que pareça, o gráfico mensal do...