Blockchains “burras” continuam ganhando adoção, ouro é “brega”, diz Vitalik Buterin

Vitalik diz que cultura e narrativa "controlam dezenas de trilhões de dólares" e com tal influência nas finanças, "os dois serão sistematicamente utilizados por diferentes atores no que pode se tornar uma 'guerra cultural'".

Siga no
Vitalik Buterin, criador do Ethereum cofundador
Vitalik Buterin/Reprodução

Vitalik Buterin, o fundador da plataforma Ethereum publicou um artigo onde afirmou que diversas blockchain “burras” estão ganhando adoção e descreveu o ouro como “brega”.

No artigo, Vitalik diz que vivemos em um mundo onde blockchains e criptomoedas estão bem posicionadas para desempenhar um papel importante na vida das pessoas, embora por razões muito mais complexas do que muitas delas imaginam e tem “a ver com forças culturais e financeiras”.

Para o fundador do Ethereum, enquanto algumas pessoas dizem que um aplicativo pode ser mais eficiente se feito de forma centralizada, ele diz que problemas de coordenação social são mais complexos na prática, assim como “a falta de vontade de adotar um sistema que tem uma percepção de não neutralidade ou dependência contínua de um terceiro”.

Vitalik afirma que essa “abordagem centralizada que pretende substituir blockchains não vai chegar lugar nenhum, enquanto as soluções baseadas em blockchain públicas ‘burras e ineficientes’ simplesmente continuam avançando silenciosamente e ganhando adoção real.”

Blockchains burras são as blockchains descentralizadas, como a do Bitcoin, que frequentemente é chamada de ineficiente por já existirem outras mais velozes, contudo, centralizadas.

Ele afirma que blockchains centralizadas que visam apenas o lucro não podem competir com projetos descentralizados em que as pessoas colocam suas almas.

“É provável que projetos blockchain que arrecadam muito dinheiro, mas são inescrupulosos, ou apenas blockchains de capital de risco voltadas para o lucro controlado por corporações, tendem a falhar: mesmo um bilhão de dólares de capital não pode competir com um projeto com alma”, disse Vitalik.

Mas ele alertou que é possível ser “excessivamente idealista sobre esse fato”, mostrando que a cultura e a narrativa entram em jogo, uma vez que estes são os fatores decisivos quando “um projeto de elevada moral é equivalente a um projeto com o dobro de dinheiro”.

Vitalik diz que cultura e narrativa “controlam dezenas de trilhões de dólares” e com tal influência nas finanças, “os dois serão sistematicamente utilizados por diferentes atores no que pode se tornar uma ‘guerra cultural’“.

“As motivações idealistas são desiguais naquilo que motivam. Embora o ativismo político não exija pagamento, tarefas mais longas e exigentes “não são motivadas intrinsecamente com tanta facilidade”. Portanto, confiar demais na motivação intrínseca resulta em projetos em que algumas tarefas são exageradas e outras são malfeitas/completamente ignoradas.”

Ouro é brega

O fundador do Ethereum falou brevemente sobre o ouro, dizendo que o “ouro é brega”, e que as gerações mais novas perceberam que o metal precioso é ultrapassado e que seu valor total de mercado (US$ 9 trilhões) precisa “ir para algum lugar”.

Vitalik é criador da segunda criptomoeda mais importante do mundo, ele é ativo na comunidade de criptomoedas desde 2012 e é uma personalidade muito importante na indústria.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Sites de negociações de criptomoedas, cuidado com golpes

Cinco sites de investimentos em criptomoedas recebem ordem de parada

Nos últimos dias, cinco sites que prometiam investimentos com criptomoedas para pessoas receberam uma ordem de parada, com as autoridades aumentando sua escalada com...
Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro

“Faraó dos Bitcoins” mandou matar concorrente em Cabo Frio, diz Polícia

O delegado da 126.ª DP de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo, comentou sobre a finalização do inquérito que acusa o "Faraó...
Criptomoedas próximas a uma folha com a frase Procurando por liberdade

FGV promove evento sobre perfil de investidores de criptomoedas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio de sua escola de economia, vai apresentar os resultados de um estudo sobre investidores de criptomoedas. O evento...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias