Quem é a Blockstream, e por que ela é tão importante pro Bitcoin?

Em 2016, a Blockstream havia captado mais 57 milhões de dólares, além de outros 11 milhões de dólares em notas conversíveis. 

Siga no
blockstream
blockstream

A Blockstream é a empresa fundada por Adam Back, um famoso criptógrafo, e um grupo de desenvolvedores do Bitcoin.

O foco da empresa é expandir o potencial da criptomoeda, facilitando sua adoção e melhorando sua utilização.

A Blockstream é líder absoluta na tecnologia do Bitcoin. Seus produtos e serviços ajudam a criar uma infraestrutura financeira do futuro.

Produtos e Serviços da Blockstream

  • Liquid Network: camada secundária (sidechain) para movimentar Bitcoin, principalmente entre diferentes exchanges, de forma instantânea e quase sem custos; possibilita também criar ativos tokenizados, como o Tether, na rede Liquid;
  • Satélite: permitem ao usuário se conectar à rede Bitcoin sem utilizar a internet,  bastando instalar um equipamento de baixo custo;
  • Carteiras digitais (wallets): serviço oferecido tanto através do software ‘Green wallet’, além da carteira física, ‘Jade’;
  • Melhorias na segunda camada: A tecnologia da Liquid é compatível com a implementação “aberta” Lightning Network, e a Blockstream criou algumas melhorias de escalabilidade;
  • Mineração: fornece serviço de hospedagem e instalação de equipamentos para empresas e investidores; além disso, adquiriram recentemente uma fabricante de maquinário ASIC.

Quem é Adam Back?

Formado em ciências da computação com doutorado em sistemas distribuídos, o Dr. Adam Back é um dos cypherpunks, um grupo de cripto-anarquistas que atuava desde a década de 80. Adam fazia parte da lista de e-mails onde Satoshi Nakamoto postou o whitepaper, o estudo inicial, do Bitcoin.

Adam Back é citado por Satoshi pela invenção do Hashcash, um mecanismo anti-spam que gerava um custo (poder computacional) para envios de e-mail. Esta função é a base para a mineração do Bitcoin. Muitos especulam se Adam é uma das pessoas por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto.

Investimento de mais de R$1 bilhão

A Blockstream acaba de levantar 210 milhões de dólares em sua nova rodada de investimento. O fundo Baillie Gifford e a iFinex, dona da Bitfinex, foram os principais investidores.

Em 2016, a Blockstream havia captado mais 57 milhões de dólares, além de outros 11 milhões de dólares em notas conversíveis.

Como o dinheiro captado será utilizado?

O dinheiro captado será utilizado para aumentar o envolvimento da Blockstream com a mineração, além de permitir a continuidade às melhorias na Liquid Network. Parte do montante será utilizado para a expansão da equipe.

Após a captação, a Blockstream anunciou a aquisição da Spondoolies, fabricante de equipamentos de mineração, conhecidos como ASICs.

Ameaça a descentralização da rede?

A Blockstream enfrenta acusações de conflito de interesses, uma ameaça à descentralização da rede. Isso porque alguns desenvolvedores (atuais ou antigos) da implementação, ou software, ‘Bitcoin Core’ são funcionários da empresa.

Este é sem dúvidas um tema controverso, porém qualquer pessoa ou empresa pode ‘subornar’ desenvolvedores. O Bitcoin foi desenhado para ser resiliente a ataques, e cabe à comunidade proteger seus interesses.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Bandeira da Rússia e moedas de Bitcoin

Rússia quer banir mineração e uso de Bitcoin

O Banco Central da Rússia emitiu um documento de consulta nesta quinta-feira (20) intitulado Criptomoedas: Tendências, riscos e regulação, cujo principal foco é influenciar...

NFT é bolha? NFT é investimento? Para que serve?

Neymar, Stephen Curry, Eminem, Lil Baby, e Snoop Dogg, são algumas das celebridades que entraram na onda dos Bored Apes Yacht Club, uma série...

Falsa criptomoeda da Amazon, golpistas usam técnicas refinadas

Segundo relatório da Akamai, empresa americana de serviços de internet, golpistas estão usando técnicas refinadas para atrair vítimas. Neste caso, os criminosos estão usando...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias