BNDES assina parceria com Rede Nacional de Governo Digital

Banco é o primeiro parceiro do Governo Federal na iniciativa.

-

Siga no
Mundo conectado pela Blockchain
Mundo conectado pela Blockchain
Anúncio

Na última segunda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, assinou parceria com a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br). A iniciativa é feita pelo Ministério da Economia, atualmente sob comando do Ministro Paulo Guedes.

O BNDES de fato aderiu à iniciativa no fim de abril, mas o comunicado oficial veio na última segunda (11/05). O BNDES, pioneiro na adoção da tecnologia blockchain no âmbito do governo federal, passa a ser o primeiro parceiro da chamada Rede Gov.br.

A iniciativa certamente pretende acelerar desenvolvimentos tecnológicos no Brasil. O país sofre com alta burocracia e atrasos no setor, e um possível intercâmbio de conhecimento poderia ajudar a acelerar um governo digital.

Anúncio

Brasil Blockchain
Brasil Blockchain

Governo Digital recebe o primeiro reforço, BNDES assina termo de adesão ao programa

A digitalização ganha força no mundo todo, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus (COVID19). Isso porque, muitos serviços oferecidos pelo governo ainda dependem de meios físicos para tramitar, que envolve burocracia e altos custos.

Nas últimas semanas o Governo Federal já havia deixado público sua intenção de utilizar mais tecnologias para se tornar mais eficiente, uma vez que o custo da administração pública é alto aos cofres públicos, considerando, é claro, seu desempenho em resolver situações.

No fim de abril, de acordo com anúncio do Ministério da Economia, o BNDES foi o primeiro parceiro a aderir ao Governo Digital. Em nota, o Ministério reconheceu o importante papel desempenhado pelo BNDES na aplicação de novas tecnologias no setor público.

“Reconhecido como referência estatal na adoção da tecnologia blockchain, por exemplo, o BNDES ocupa importante papel no debate sobre a aplicação de novas tecnologias no setor público, um dos objetivos da Rede Gov.Br.”

No início do governo Bolsonaro, o Banco passou por uma auditoria que buscava irregularidades, a chamada “caixa-preta do BNDES“. Contudo, após passadas as desconfianças iniciais, o banco passa a ser fundamental nos avanços digitais do governo brasileiros.

Blockchain do Bitcoin
Blockchain do Bitcoin

Apoio do BNDES era fundamental para viabilizar digitalização do governo

O Secretário de Governo Digital, Luís Felipe Monteiro, foi um dos que comentou a parceria com o banco. De acordo com o Secretário, já são “11 estados e 17 municípios brasileiros” a fazer parte do programa Governo Digital.

Agora, com a adesão do BNDES, teremos um parceiro importante no suporte logístico e financeiro aos entes subnacionais, dando-lhes fôlego para acelerar esta revolução no relacionamento do governo com o cidadão

Segundo o gerente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Leandro Crema, a entrada do BNDES no Governo Digital reforça a importância de unir governo e sociedade na luta contra o COVID19.

O apoio do BNDES a projetos que acelerem a transformação digital dos entes públicos ganha ainda mais importância no contexto atual da pandemia, aumentando a oferta de serviços digitais e reduzindo o custeio dos estados e municípios em um cenário de forte restrição fiscal

Informações sobre coronavírus
Informações sobre coronavírus no âmbito digital

A chamada estratégia de governo digital é válida para o período entre 2020 e 2022, com vários objetivos importantes para a administração pública. Um deles é usar várias tecnologias de ponta para oferecer políticas públicas de qualidade, sendo a blockchain, um dos destaques buscados pela iniciativa.

“O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.”

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Meu Pé de Bitcoin é alvo de reclamações de clientes

A empresa Meu Pé de Bitcoin, com sede em Caruaru, no interior de Pernambuco tem sido acusada por clientes de não honrar com as...

“Criptomoedas não são poupança”, alegou empresa processada pela CVM

Em uma defesa contra a CVM, uma empresa brasileira afirmou que as "criptomoedas não são uma poupança". Tudo começou após a empresa captar investimentos...

Hacker “bonzinho” rouba R$135 milhões em DeFi e devolve 10% do valor

Logo no começo dessa segunda-feira uma movimentação suspeita foi notada na rede do protocolo DeFi Harvest Finance. Essas movimentações eram monitoradas pelo Defi Prime,...