BNDES assina parceria com Rede Nacional de Governo Digital

Banco é o primeiro parceiro do Governo Federal na iniciativa.

-

Nos siga no:
Mundo conectado pela Blockchain
Mundo conectado pela Blockchain

Na última segunda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, assinou parceria com a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br). A iniciativa é feita pelo Ministério da Economia, atualmente sob comando do Ministro Paulo Guedes.

O BNDES de fato aderiu à iniciativa no fim de abril, mas o comunicado oficial veio na última segunda (11/05). O BNDES, pioneiro na adoção da tecnologia blockchain no âmbito do governo federal, passa a ser o primeiro parceiro da chamada Rede Gov.br.

A iniciativa certamente pretende acelerar desenvolvimentos tecnológicos no Brasil. O país sofre com alta burocracia e atrasos no setor, e um possível intercâmbio de conhecimento poderia ajudar a acelerar um governo digital.

Brasil Blockchain
Brasil Blockchain

Governo Digital recebe o primeiro reforço, BNDES assina termo de adesão ao programa

A digitalização ganha força no mundo todo, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus (COVID19). Isso porque, muitos serviços oferecidos pelo governo ainda dependem de meios físicos para tramitar, que envolve burocracia e altos custos.

Nas últimas semanas o Governo Federal já havia deixado público sua intenção de utilizar mais tecnologias para se tornar mais eficiente, uma vez que o custo da administração pública é alto aos cofres públicos, considerando, é claro, seu desempenho em resolver situações.

No fim de abril, de acordo com anúncio do Ministério da Economia, o BNDES foi o primeiro parceiro a aderir ao Governo Digital. Em nota, o Ministério reconheceu o importante papel desempenhado pelo BNDES na aplicação de novas tecnologias no setor público.

“Reconhecido como referência estatal na adoção da tecnologia blockchain, por exemplo, o BNDES ocupa importante papel no debate sobre a aplicação de novas tecnologias no setor público, um dos objetivos da Rede Gov.Br.”

No início do governo Bolsonaro, o Banco passou por uma auditoria que buscava irregularidades, a chamada “caixa-preta do BNDES“. Contudo, após passadas as desconfianças iniciais, o banco passa a ser fundamental nos avanços digitais do governo brasileiros.

Blockchain do Bitcoin
Blockchain do Bitcoin

Apoio do BNDES era fundamental para viabilizar digitalização do governo

O Secretário de Governo Digital, Luís Felipe Monteiro, foi um dos que comentou a parceria com o banco. De acordo com o Secretário, já são “11 estados e 17 municípios brasileiros” a fazer parte do programa Governo Digital.

Agora, com a adesão do BNDES, teremos um parceiro importante no suporte logístico e financeiro aos entes subnacionais, dando-lhes fôlego para acelerar esta revolução no relacionamento do governo com o cidadão

Segundo o gerente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Leandro Crema, a entrada do BNDES no Governo Digital reforça a importância de unir governo e sociedade na luta contra o COVID19.

O apoio do BNDES a projetos que acelerem a transformação digital dos entes públicos ganha ainda mais importância no contexto atual da pandemia, aumentando a oferta de serviços digitais e reduzindo o custeio dos estados e municípios em um cenário de forte restrição fiscal

Informações sobre coronavírus
Informações sobre coronavírus no âmbito digital

A chamada estratégia de governo digital é válida para o período entre 2020 e 2022, com vários objetivos importantes para a administração pública. Um deles é usar várias tecnologias de ponta para oferecer políticas públicas de qualidade, sendo a blockchain, um dos destaques buscados pela iniciativa.

“O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.”

----------------------------------------- Quer comprar Bitcoin? Conheça a Ripio! A plataforma mais simples para iniciantes e experts na economia digital, Acesse https://www.ripio.com/pt/
Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Saiba tudo sobre:
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de Bitcoin, formado em Análise de Dados e BI.

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sequestro de empresário tem caso ligado à pirâmide

Um empresário foi alvo de um sequestro cinematográfico em Maceió no último domingo (24), podendo o caso ter ligações com uma pirâmide financeira. A...

Maior banco da Rússia vai investir R$ 500 milhões para instalar 5 mil caixas...

A atual pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-COV-2) tem mudado muitas coisas em todos os lugares. As criptomoedas e a...
Criptomoeda do Facebook, Libra

Facebook troca nome de sua carteira digital para “Novi”

O anuncio da criptomoeda do Facebook, a Libra, pegou muita gente de surpresa durante 2019 e foi um dos assuntos mais comentados em todo...
Baleia de Bitcoin

Baleias estão aproveitando queda do Bitcoin para comprar mais

O halving do Bitcoin foi um momento muito aguardado por todos que acompanham o ecossistema da criptomoeda. Nos dias seguintes após o halving, o Bitcoin...
Dólar físico e Bitcoin Digital

Preço do Bitcoin no Brasil acompanha tombo do dólar

Após uma forte atuação no câmbio, o Banco Central do Brasil conseguiu valorizar o real, ainda que pouco. Mas com o dólar em queda,...