BNDES assina parceria com Rede Nacional de Governo Digital

Banco é o primeiro parceiro do Governo Federal na iniciativa.

Siga no
Mundo conectado pela Blockchain
Mundo conectado pela Blockchain

Na última segunda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, assinou parceria com a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br). A iniciativa é feita pelo Ministério da Economia, atualmente sob comando do Ministro Paulo Guedes.

O BNDES de fato aderiu à iniciativa no fim de abril, mas o comunicado oficial veio na última segunda (11/05). O BNDES, pioneiro na adoção da tecnologia blockchain no âmbito do governo federal, passa a ser o primeiro parceiro da chamada Rede Gov.br.

A iniciativa certamente pretende acelerar desenvolvimentos tecnológicos no Brasil. O país sofre com alta burocracia e atrasos no setor, e um possível intercâmbio de conhecimento poderia ajudar a acelerar um governo digital.

Brasil Blockchain
Brasil Blockchain

Governo Digital recebe o primeiro reforço, BNDES assina termo de adesão ao programa

A digitalização ganha força no mundo todo, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus (COVID19). Isso porque, muitos serviços oferecidos pelo governo ainda dependem de meios físicos para tramitar, que envolve burocracia e altos custos.

Nas últimas semanas o Governo Federal já havia deixado público sua intenção de utilizar mais tecnologias para se tornar mais eficiente, uma vez que o custo da administração pública é alto aos cofres públicos, considerando, é claro, seu desempenho em resolver situações.

No fim de abril, de acordo com anúncio do Ministério da Economia, o BNDES foi o primeiro parceiro a aderir ao Governo Digital. Em nota, o Ministério reconheceu o importante papel desempenhado pelo BNDES na aplicação de novas tecnologias no setor público.

“Reconhecido como referência estatal na adoção da tecnologia blockchain, por exemplo, o BNDES ocupa importante papel no debate sobre a aplicação de novas tecnologias no setor público, um dos objetivos da Rede Gov.Br.”

No início do governo Bolsonaro, o Banco passou por uma auditoria que buscava irregularidades, a chamada “caixa-preta do BNDES“. Contudo, após passadas as desconfianças iniciais, o banco passa a ser fundamental nos avanços digitais do governo brasileiros.

Blockchain do Bitcoin
Blockchain do Bitcoin

Apoio do BNDES era fundamental para viabilizar digitalização do governo

O Secretário de Governo Digital, Luís Felipe Monteiro, foi um dos que comentou a parceria com o banco. De acordo com o Secretário, já são “11 estados e 17 municípios brasileiros” a fazer parte do programa Governo Digital.

Agora, com a adesão do BNDES, teremos um parceiro importante no suporte logístico e financeiro aos entes subnacionais, dando-lhes fôlego para acelerar esta revolução no relacionamento do governo com o cidadão

Segundo o gerente de Gestão Pública e Socioambiental do BNDES, Leandro Crema, a entrada do BNDES no Governo Digital reforça a importância de unir governo e sociedade na luta contra o COVID19.

O apoio do BNDES a projetos que acelerem a transformação digital dos entes públicos ganha ainda mais importância no contexto atual da pandemia, aumentando a oferta de serviços digitais e reduzindo o custeio dos estados e municípios em um cenário de forte restrição fiscal

Informações sobre coronavírus
Informações sobre coronavírus no âmbito digital

A chamada estratégia de governo digital é válida para o período entre 2020 e 2022, com vários objetivos importantes para a administração pública. Um deles é usar várias tecnologias de ponta para oferecer políticas públicas de qualidade, sendo a blockchain, um dos destaques buscados pela iniciativa.

“O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em celular e Tesla ao fundo

Tesla revela que mantém US$ 1,3 bilhão em bitcoin

Empresas listadas em bolsas de valores devem divulgar trimestralmente seus resultados para os acionistas e mercado financeiro em geral. Essa política mantém transparente as...
Empresário observando a rede Bitcoin na cidade

Maior companhia de telecomunicações da Tailândia vai minerar Bitcoin

Uma das maiores empresas de telecomunicações da Tailândia vai minerar Bitcoin e pretende ser uma referência na Ásia neste setor. A Jasmine Telecom Systems (JTS)...
Michael Saylor Kitcon News

Michael Saylor: “Bitcoin vai durar 3950 anos, invista no que foi feito para durar...

Michael Saylor é um dos grandes apoiadores do Bitcoin e um dos mais conhecidos defensores da criptomoeda, sempre falando bem dela e de seus...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias