Decreto do Governo incentiva uso de Blockchain

O documento cita a iniciativa de criar conjuntos de dados utilizando as soluções da blockchain pela administração pública até 2022.

Siga no
Brasil Blockchain
Brasil Blockchain

O governo federal publicou um decreto para traçar as novas estratégias para garantir uma maior digitalização de diferentes setores. Curiosamente, um dos objetivos estabelecidos envolvem o uso direto da tecnologia de Blockchain.

A Estratégia de Governo Digital 2020-2022 foi publicada no Decreto nº 10.332, do dia 28 de abril e publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. Os objetivos e as recomendações indicam uma mudança para atividades digitais e interoperabilidade no governo.

As metas preveem uma digitalização completa de 100% dos serviços públicos federais, com ações que vão simplificar diferentes serviços usados por cidadãos e também por órgãos estatais.

“A Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 está organizada em princípios, objetivos e iniciativas que nortearão a transformação do governo por meio do uso de tecnologias digitais, com a promoção da efetividade das políticas e da qualidade dos serviços públicos e com o objetivo final de reconquistar a confiança dos brasileiros. “

No primeiro objetivo descrito pelo Decreto, as duas iniciativas são consideravelmente ambiciosas, informando que pretendem:

  • Iniciativa 1.1. Transformar todas as etapas e os serviços públicos digitalizáveis, até 2022
  • Iniciativa 1.2. Simplificar e agilizar a abertura, a alteração e a extinção de empresas no Brasil, de forma que esses procedimentos possam ser realizados em um dia, até 2022.

Essa não é uma movimentação nova para o governo, já que a ideia de aumentar a digitalização de serviços vem acontecendo há alguns meses. No entanto, o decreto amplia a tarefa de preparação para todos os órgãos públicos que precisam se adaptar a essas iniciativas.

Esse novo documento substitui o Decreto 8.638/16, que foi responsável por estabelecer a primeira política de Governo Digital da atual administração.

De acordo com informações divulgadas no começo do mês o número de serviços públicos que podem ser acessados pela internet chegou a 1,8 mil – 55% do total. A ideia, divulgada no novo Decreto é alcançar 100% até 2022.

O uso da blockchain na estratégia do governo

Blockchain é a base para o Bitcoin e outras criptomoedas.

O 8º objetivo do Decreto “Objetivo 8 – Serviços públicos do futuro e tecnologias emergentes”, cita diretamente o uso da blockchain para o futuro digitalizado dos serviços públicos. O documento cita a iniciativa de criar conjuntos de dados utilizando as soluções da blockchain pela administração pública até 2022.

Além disso, o decreto afirma que o plano é “Implementar recursos para criação de uma rede blockchain do Governo federal interoperável, com uso de identificação confiável e de algoritmos seguros.”

A blockchain, como muitos defendem, vai muito além de ser a base para as criptomoedas. Essa é uma importante ferramenta de administração de dados, oferecendo um ambiente seguro, incorrompível e transparente.

Ao todo a ideia é criar nove conjuntos de dados utilzando a tecnologia até 2022. Essa é uma importante notícia para a blockchain, que ainda é uma tecnologia emergente. E essa é uma adoção que está além do governo federal, também aparecendo no âmbito estadual de diferentes regiões.

Por fim, poderemos ter a tecnologia da blockchain sendo usada até mesmo em diferentes áreas no futuro, como em combater a sonegação de impostos.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Polícia faz operação contra fraude de criptomoedas

Polícia Civil prende pai que expôs filha no FaceCast

Um morador de uma cidade do interior de Minas Gerais teria utilizado o aplicativo FaceCast para cometer um crime contra sua própria filha. Denunciado...

Bilionário em Bitcoin vai concorrer ao governo da Califórnia

Um dos primeiros investidores em Bitcoin e CEO da empresa de capital de risco Social Capital, Chamath Palihapitiya, está concorrendo à governador da Califórnia....

Coluna do TradingView: Sentimento do mercado continua altista

Mesmo com Ethereum rompendo novos topos, as outras moedas não tem acompanhado o movimento e tem caído junto com o Bitcoin. Confira o olhar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Bilionário em Bitcoin vai concorrer ao governo da Califórnia

Um dos primeiros investidores em Bitcoin e CEO da empresa de capital de risco Social Capital, Chamath Palihapitiya, está concorrendo à governador da Califórnia....

Coluna do TradingView: Sentimento do mercado continua altista

Mesmo com Ethereum rompendo novos topos, as outras moedas não tem acompanhado o movimento e tem caído junto com o Bitcoin. Confira o olhar...

Artigo da revista Time: “não demonizem o Bitcoin”

Conforme as criptomoedas vão ficando cada vez mais famosas, os críticos passam a apontar qualidades como defeitos. Assim, tem aumentado a propagação de uma...

Como as escolhas de Biden vão impactar as criptomoedas

O indicado para assumir a presidência da SEC, o órgão regulamentador e de controle dos mercados financeiros dos Estados Unidos, foi aprovado ontem pelo...

Gamestop (GME) sobe 145% em 2 horas, por quê?

Uma empresa com prejuízo acumulado de US$ 1,6 bilhão nos últimos 3 anos. Para piorar, atua principalmente em lojas físicas de videogames, um mercado...