“Bolha das criptomoedas vai estourar em 2024”, diz o historiador

Segundo ele, tais quedas fariam as autoridades repensarem políticas fiscais e monetárias, possivelmente evitando futuras bolhas.

Harry Dent, historiador americano e renomado analista do mercado financeiro, alertou recentemente sobre uma iminente crise econômica global, comparando o futuro cenário com a Grande Depressão de 1929–1932.

Em entrevista à Fox News Digital na última terça-feira (19), Dent previu que 2024 será marcado por uma crise devastadora, impulsionada por uma “bolha de tudo” nos mercados de ações, imóveis e criptomoedas.

O autor do best seller “A Grande Depressão Adiante”, atribuiu a formação dessa bolha aos gastos governamentais excessivos nos últimos anos.

“Acho que 2024 será o maior ano de crise que veremos em nossas vidas”, disse ele à Fox News.

Ele apontou para a recuperação do S&P 500 este ano, após uma queda acentuada em 2022, e para o aumento recorde nos preços dos imóveis e no valor das criptomoedas, como sinais de uma bolha prestes a estourar em 2024.

Criptomoedas devem cair mais de 90%

O analista prevê um cenário sombrio, sugerindo que o S&P 500 pode despencar mais de 80%, o preço médio dos imóveis nos EUA poderia ser cortado pela metade e as criptomoedas poderiam ver uma queda de mais de 90%.

Segundo ele, tais quedas fariam as autoridades repensarem políticas fiscais e monetárias, possivelmente evitando futuras bolhas.

“Esta queda não será uma correção”, disse Dent. “Será mais no nível de 1929 a 1932. E qualquer um que passasse por isso teria atirado em seu corretor.”

Contudo, a história recente mostra que as previsões de Dent nem sempre se concretizam. Por exemplo, em agosto do ano passado, ele previu que o índice da Nasdaq cairia mais de 40%, o que não ocorreu.

Essas discrepâncias entre as previsões do historiador e os eventos reais levantam questões sobre a precisão de suas previsões. Enquanto alguns investidores podem seguir seu conselho de sair dos mercados para evitar perdas potenciais, outros podem ver isso como uma oportunidade para comprar ativos a preços baixos.

O mercado mostrou sinais de otimismo recentemente, especialmente após o Federal Reserve indicar possíveis cortes nas taxas de juros em 2024 para combater a inflação.

Essa perspectiva de redução da inflação e de recuperação econômica dos EUA levou a um aumento no Dow Jones Industrial Average, contrastando com as previsões sombrias de Dent.

Em meio a essas previsões e realidades divergentes, os investidores enfrentam um dilema: seguir os alertas de economistas e se proteger contra um possível colapso ou aproveitar as oportunidades atuais de mercado, esperando que a história não se repita como previsto.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias